Dinâmica no Enem

Oferecimento:

A Dinâmica no Enem é abordada principalmente em questões contextualizadas e com análise de gráficos.

Veja como é a abordagem do conteúdo que mais aparece nas provas do Enem: a Dinâmica.

A Dinâmica é o tema mais cobrado nas provas do Enem e de vestibulares em todo o Brasil em razão de sua relevância dentro da Física, pois ela é pré-requisito para a compreensão de vários outros conceitos e para a explicação de vários fenômenos naturais. Em razão de sua importância, o Vestibular Brasil Escola traz hoje algumas dicas para ajudar na resolução das possíveis questões sobre dinâmica no Enem.

O termo dinâmica tem origem na palavra grega dynamic, que significa forte. Em Física, a dinâmica é a área responsável pelo estudo das causas do movimento dos corpos e dos seus efeitos. Por essa definição, já é possível perceber que se trata de uma área muito ampla. Veja agora quais são os conteúdos que constam no edital do Enem:

O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas - Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação.

Assim, a nossa primeira dica para resolver questões sobre Dinâmica no Enem é estudar todos os conteúdos que constam no edital, principalmente os tipos de força e as Leis de Newton, que são os princípios fundamentais dessa área do conhecimento. 

Como já citado anteriormente, a Dinâmica estuda o movimento dos corpos e as suas causas, portanto, o estudante também deve saber descrever e interpretar os tipos de movimento. Sendo assim, a nossa segunda dica é estudar a Cinemática, que é a área responsável pela análise dos movimentos sem conhecer as suas causas.

As questões de dinâmica no Enem também exigem bastante conhecimento matemático tanto para realizar cálculos como para fazer e analisar gráficos, por isso, a nossa terceira dica é que o estudante saiba relacionar grandezas por meio de gráficos e saiba utilizá-los para realizar cálculos matemáticos.

Analisando as provas anteriores, podemos perceber que as questões sobre Dinâmica no Enem abordam sempre temas ligados ao cotidiano dos estudantes. Dessa forma, o aluno deve ter capacidade de analisar fenômenos que ocorrem no seu dia a dia sob o ponto de vista da Física. Isso só é possível com muita leitura, e essa é a nossa quarta dica: o aluno deve ter muita curiosidade, pesquisar temas diversos e estar por dentro de assuntos da atualidade.

Agora que você já conferiu as nossas dicas para a Dinâmica no Enem, veja algumas questões resolvidas sobre o tema que caíram nas provas anteriores e que podem ajudá-lo a ver como o assunto normalmente é abordado.

QUESTÃO 52 – caderno amarelo da prova de 2012

Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético.

As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:


Representações gráficas da força de atrito fat em função da pressão aplicada pelos freios ABS.

Resolução

Sem os freios ABS: Inicialmente ocorre aumento da pressão, pois o motorista pressiona o pedal dos freios. Como consequência aumenta-se o atrito entre o asfalto e as rodas, de forma que o gráfico deve representar aumento das duas grandezas até que se chegue ao valor máximo. No ponto onde o atrito é máximo, as rodas travam e o carro começa a deslizar. Em seguida, ocorre uma redução no atrito e a pressão é mantida constante. Por fim, a força de atrito atinge um valor constante, mesmo que a pressão nos freios continue aumentando.

Com os freios ABS: No início, comporta-se da mesma forma que o freio normal, mas quando o carro atinge o valor de atrito máximo e entra na iminência de um deslizamento, as rodas são liberadas e voltam a girar. Esse mesmo processo de liberação das rodas antes do deslizamento ocorre várias vezes até que o carro pare. 

A alternativa que representa esse comportamento é descrita nos gráficos da opção A.

QUESTÃO 79 – Caderno Amarelo da prova de 2013

Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança. Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda?

Alternativas de gráficos que representam a força em função do tempo de queda de um paraquedista.

Resolução

Quando o paraquedista inicia a queda, ele está sujeito apenas à força peso. Durante a queda, sua velocidade vai aumentando e surge uma força de resistência do ar que aumenta conforme a velocidade eleva-se. Como essa força é contrária à força peso, ela causa uma redução na força resultante, que continua até atingir a máxima velocidade possível, e as duas forças igualam-se.

Ao abrir o paraquedas, ocorre um aumento considerável na resistência do ar, de tal forma que o peso é superado e a resultante assume valor negativo e vai diminuindo gradativamente no decorrer do tempo. O gráfico que demonstra esse comportamento é o da alternativa B.

As duas questões apresentam duas características em comum: são contextualizadas e envolvem interpretação de gráficos. Dessa forma, vale a pena aprofundar os estudos nesse sentido. Não deixe de conferir mais sobre a Dinâmica na nossa seção Mecânica, que tem tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Boa prova!