Confira autores que poderiam ser citados na redação do Enem 2024

Professor de redação, Guga Valente, indica autores que poderiam ser citados na redação do Enem 2024.

Em 03/11/2024 22h16 , atualizado em 03/11/2024 22h19
Por Tiago Vechi
O tema da redação tratou de uma questão estrutural da sociedade brasileira.
Crédito da Imagem: Arquivo / Agência Brasil

O tema da redação do Enem 2024 foi "Desafios para valorização da herança africana no Brasil". Os candidatos tiveram de construir um texto dissertativo-argumentativo com uma proposta de intervenção sobre o tema. 

Um recurso para valorizar o desempenho dos estudantes é realizar citações de repertório cultural para validar ou introduzir seus argumentos no decorrer do texto. Para conseguir possíveis autores que poderiam ser citados, conversamos com o professor de redação Guga Valente, veja o que descobrimos.

Repertório cultural para a redação do Enem 2024

Confira uma lista com possíveis autores que poderiam ser referenciados na redação do Enem 2024:

  • - Milton Santos e sua definição de racismo;

  • - Angela Davis;

  • - Bell Hooks;

  • - Carolina Maria de Jesus;

  • - Frantz Fanon;

  • - Chimamanda Adichie;

  • - Djamila Ribeiro;

  • - Achile Mbembe;

  • - Sérgio Buarque de Hollanda;

  • - Chico Buarque de Hollanda (e a música da feijoada);

  • - Jorge Benjor;

  • - Racionais MC's;

  • - Sandra Sá;

  • - Emicida;

  • - Djonga;

  • - Iza;

  • - Beyoncé;

  • -Childish Gambino;

Lembrando, que estas são apenas algumas possibilidades, há outros nomes relevantes associados ao tema proposto pleo Inep. 

Como a redação do Enem é corrigida?

As redações dos candidatos serão avaliadas por dois corretores que irão analisar 5 competências no texto, são elas:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada competência vale 200 pontos, após as correções, é realizada uma média com as duas notas. Em caso de nota muito diferentes, é convocado um terceiro corretor para realizar uma nova correção.