Confira 12 filmes úteis para quem irá fazer o Enem 2024

Oferecimento:

Filmes no Enem são utilizados para contextualizar questões e introduzir diversos temas em diferentes matérias, saiba como utilizá-los nos seus estudos.

Em 12/10/2024 18h30
Por Tiago Vechi
Filmes no Enem podem aparecer em questões de qualquer matéria da prova.
Crédito da Imagem: Shutterstock

Filmes no Enem 2024 podem aparecer de várias formas, alguns exemplos da sétima arte que contextualizaram questões no exame são o documentário "Lixo Extraordinário", o filme "Frida" e a produção "Homem do Futuro". Dessa forma, é possível aliar momentos de lazer com estudo, ao selecionar filmes que podem te ajudar tanto nas resoluções de itens do Enem como no repertório cultural da redação

Para te ajudar nessa proposta, conversamos com os professores do Colégio Positivo Eduardo Berkenbrock, de geografia e Candice Almeida, de redação. Colhemos uma lista de filmes e dicas de como estudar a partir deles, confira!

Professor Eduardo à esquerda e professora Candice à direita.

Como estudar com filmes para o Enem?

O professor Eduardo afirma que filmes são ferramentas extremamente úteis para ampliar o conhecimento de mundo dos estudantes. Entretanto, faz uma ressalva ao afirmar que eles não substituem o estudo tradicional, mas, sim, complementam. Candice também destaca a relevância dos filmes e diz que eles ajudam a conectar fundamentos teóricos com a realidade. 

A professora de redação diz que realizar resumos dos filmes ajuda a treinar produção textual, mas que não são o suficiente para conseguir encaixá-los como referência na prova de redação, ela declarou:

"O simples resumo da obra pode até ajudar a esclarecer o enredo, mas não auxilia a utilizá-lo de modo produtivo na redação. Não adianta apenas citar o filme, pois o repertório, além de ser legitimado, deve também ter relação com o tema dado (pertinente) e ser produtivo (relacionado à tese). O uso de filmes tem tanto peso quanto o uso de qualquer outro repertório sociocultural: autoridades, dados, notícias, entre outros"

Lista de filmes para o Enem 2024

Os filmes que os professores recomendaram para quem se prepara o Enem 2024 são:

1. Que Horas Ela Volta? - Produção brasileira que aborda questões da sociologia como classes sociais, desigualdade econômica e conflitos geracionais. É um filme de drama, mas também tem um pouco de comédia. Trabalha as relações das classes socioeconômicas no Brasil por meio da história de uma mulher chamada Val, interpretada pela Regina Cazé, uma empregada doméstica que trabalha para uma família de classe alta.

2. Coringa - Esse filme americano é rico em temas que podem ser explorados como exclusão, desigualdade, saúde mental, capitalismo, violência. Inclusive, acabou de ser lançado o “Coringa 2.

3. Tempos Modernos - Esse clássico de Charlie Chaplin é um excelente pretexto para entender os efeitos da Revolução Industrial e abordar os impactos da mecanização do trabalho. Um bom repertório também para o tema da Inteligência Artificial e pode ser tema de questões no caderno de Ciências Humanas.

Cartaz do filme Tempos Modernos. Créditos: reprodução.

4. Lixo Extraordinário - É um documentário que relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz. Essa obra explora o impacto ambiental e é pano de fundo para reflexões relacionadas a descarte de resíduos, reciclagem e pobreza.

5. Divertidamente - O filme aborda emoções essenciais como alegria e tristeza, e a sequência ("Divertida Mente 2") foca na ansiedade. Excelente material para um texto sobre adolescentes e saúde mental.

6. O dilema das redes - Documentário que explora o impacto das redes sociais na sociedade. A obra analisa como as chamadas Big Techs influenciam comportamentos, pensamentos e emoções de seus usuários. Bom para abordar questões sobre privacidade, manipulação, vício e algoritmos.

7. Oppenheimer - vencedor do Oscar de melhor filme em 2024, narra a história pessoal do Julius Robert Oppenheimer, considerado um dos físicos mais brilhantes de toda a história e que liderou o projeto da construção da bomba atômica. Esse filme aborda várias questões, dentre elas, o questionamento "a ciência serve a quem?", que pode ser tema de questões no Enem 2024.

8. Guerra Civil (2024) - filme ambientado em uma sociedade distópica, traz uma análise crítica das consequências da polarização política e social, relatando a história de uma equipe de jornalistas que viaja pelos Estados Unidos durante um contexto de guerra civil que vai se intensificando e que toma todo o país. A produção aborda uma reflexão sobre desinformação, muito utilizada para propagar o medo em diferentes grupos e gerar a desumanização de determinados segmentos sociais.

9. Marighella - narra os últimos anos da vida do Carlos Marighella, guerrilheiro e poeta brasileiro, líder de uma resistência armada contra a ditadura militar no Brasil nos anos 60. O filme conta toda a luta dele contra a opressão do regime militar e a tentativa de organizar uma resistência de caráter popular. Vale lembrar que, nesse ano de 2024, a gente tem os 60 anos do golpe militar e 40 anos das Diretas Já. Então, é um filme que pode ajudar muito o estudante a trabalhar e entender, de certa forma, o que foi esse período ditatorial do Brasil.

Cartaz do filme Marighella. Créditos: Reprodução

10. M8 - um suspense/drama, dirigido pelo Jefferson De. Conta a história de um jovem chamado Maurício, menino negro da periferia do Rio de Janeiro que entra na faculdade de medicina por meio do sistema de reserva de vagas. Apresenta uma discussão sobre a lei de cotas, tema importante e significativo, ainda mais se tratando do Enem, um dos meios de ingressar nas principais universidades do país. 

11. Invictus - retrata a história da África do Sul no pós-apartheid por meio da Copa do Mundo de Rugby de 1995. O presidente recém-eleito, Nelson Mandela, vai se aliar ao capitão do time de rugby, esporte nacional na África do Sul. Do ponto de vista histórico, destaca o papel da figura do Mandela na transição da África do Sul do Apartheid para a democracia. Trabalha questões como acapacidade do esporte de quebrar barreiras raciais e culturais para promover uma sociedade mais tolerante. Essa é uma questão bem significativa, pois, em 2024, nós temos 30 anos do fim do Apartheid.

12. Cidade de Deus - um drama, clássico do cinema nacional. Mostra a vida do Buscapé, um jovem negro e pobre que usa a fotografia como uma forma de escapar da própria violência que ele vivenciava dentro da Cidade de Deus, e analisa a própria vida cotidiana da comunidade. O filme mostra um retrato realista das favelas no Rio de Janeiro, mostrando as transformações sociais e as relações de poder que estão presentes no cotidiano dessas pessoas.