O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 6 de junho, a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014/2. A oferta foi de 51.412 vagas para 1.447 cursos em 67 instituições, sendo 61 federais e seis estaduais.
Só puderam se candidatar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e que não zeraram a redação. Entre segunda e quarta-feira, 2 a 4 de junho, foram recebidas 2.346.405 inscrições, um recorde.
Receba dicas de vestibular por SMS
Elas foram feitas por 1.214.259 candidatos, isso porque cada pessoa podia optar por dois cursos, indicando o preferencial. Cotas estiveram disponíveis. Ao todo, 41% das vagas serão destinadas à esse sistema e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições participantes.
Matrículas
Todos os convocados devem se matricular ao longo da próxima semana, entre 9 e 13 de junho, na instituição onde foi aprovado, de acordo com o cronograma e horários de cada uma. Os documentos necessários podem ser conferidos no site do SiSU e também constumam ser enviados por e-mail.
A segunda chamada será publicada em 24 de junho, com registro acadêmico entre o dia 27 e 2 de julho. Em razão da Copa do Mundo, em algumas cidades haverá ponto facultativo, neste caso podem ocorrer alterações no calendário nesses municípios, o que será informado pelo MEC.
Inscrições para a lista de espera serão recebidas entre 24 de junho e 7 de julho, com a primeira chamada no dia 14, nos sites das instituições. Outras informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800 616161, ou abrindo uma demanda nesta página.
Por Dayse Luan