Escola sob medida

Por Marla Rodrigues

É preciso escolher a instituição mais adequada para você
É preciso escolher a instituição mais adequada para você
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Se escolher uma profissão para o resto da vida já é difícil, imagine escolher o lugar onde desenvolver seus estudos de maneira que não erre. Essa decisão realmente não é fácil, ainda mais com tantas faculdades surgindo sem parar. Para acertar na hora de eleger a melhor universidade, preste atenção em alguns detalhes:

1 – A instituição possui autorização de funcionamento do MEC (Ministério da Educação)?
Tenha a certeza de que a faculdade na qual você pensa estudar não é uma escola clandestina. Se isso acontecer você corre o risco de ver o curso fechando antes de se formar ou ainda de não ter direito a um diploma reconhecido para exercer a profissão. Para ter certeza confira se o nome da universidade está na lista do MEC, no site do Inep.

2 – Como são os professores do seu curso de graduação?
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) determina que ao menos um terço dos docentes tenha título de mestre ou doutor. Pesquise qual o método de ensino dos professores do curso, suas qualidades e defeitos. A experiência acadêmica apenas não é suficiente para responder às necessidades dos graduandos. Para um curso voltado à prática é essencial que os docentes tenham experiência profissional.

3 – O que a instituição oferece aos seus alunos?
Já que você vai passar pelo menos quatro anos num mesmo lugar, tenha a certeza de que a faculdade te oferece instalações confortáveis. A presença de laboratórios bem equipados, salas de aula com carteiras em bom estado, equipamentos modernos e uma biblioteca especializada é fator importante na hora da sua decisão. Se o seu curso for prático, como fisioterapia, por exemplo, a instituição deve oferecer instrumentos semelhantes aos encontrados no mercado de trabalho.

4 – Você conhece de perto a instituição?
Nas propagandas você só verá alunos felizes e bem sucedidos porque as universidades não falarão mal de si mesmas. Visitar é a melhor forma de ter certeza daquilo que vai encontrar pela frente. Converse com outros alunos e busque o maior número de informações.

5 – Qual a distância entre a sua casa e a instituição escolhida?
Se você for para outra cidade, visite-a antes mesmo de fazer a inscrição para o vestibular. Confira se o lugar é agradável e se oferece moradia para alunos ou imóveis perto da faculdade. Se você vai estudar na mesma cidade onde mora, verifique o tempo que gasta no trânsito, a distância entre a casa e a escola e se os meios de transporte são satisfatórios.

6 – Quanto é que isto vai custar?
Se optar por uma universidade particular saiba o valor das taxas, das mensalidades e se este valor altera de acordo com o passar dos semestres. A maioria das particulares tem algum convênio que permite ao aluno financiar os estudos ou ainda ter acesso a uma bolsa parcial ou integral. Se for estudar fora é preciso contabilizar os gastos com moradia, alimentação e transporte.