Projeto Gauss

Associação está presente em Brasília, São Paulo e Sergipe e oferece bolsas de estudos para estudantes de baixa renda que vão fazer vestibulares e Enem.
Por Giullya Franco

Projeto beneficia estudantes de baixa renda com bolsas de estudo
Projeto beneficia estudantes de baixa renda com bolsas de estudo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Projeto Gauss é uma associação privada sem fins lucrativos que oferece bolsas de estudos a jovens de baixa renda em escolas de Ensino Médio e cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

O objetivo do projeto, além de custear os estudos de jovens para que possam ingressar em uma grande universidade, é fazer um acompanhamento escolar e familiar visando o desenvolvimento humano do aluno para melhorar a qualidade de vida através da educação.

A iniciativa do projeto nasceu em 2014, através de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que se reuniram para começar a financiar o estudo de dois jovens. No ano seguinte o grupo de voluntários foi ampliado e houve a criação e formalização do Projeto Gauss como uma associação. Até 2018 o projeto já estava presente, além de São Paulo, em Sergipe e Brasília, com 33 bolsistas e 11 ex-bolsistas.

Atualmente, contamos com 53 bolsistas nessas mesmas localidades, além de 33 ex-bolsistas.

Para manter o curso, os organizadores contam com o apoio de voluntários que contribuem no trabalho e que ajudam na parte financeira. Para colaborar em trabalho, o projeto recebe profissionais das seguintes áreas: Mentores; Professores e escolas de música; Aulas de reforço; Pedagogos; Psicólogos; Coaching e orientação vocacional; Academia e escolas de esportes; Escritórios de co-working. Clique aqui para conhecer o processo seletivo. Para ser um doador financeiro clique aqui e saiba como ajudar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Processo Seletivo

O Gauss procura jovens de dois perfis para oferecer o apoio estudantil:

  1. Alunos cursando o Ensino Fundamental para projetá-los a um Ensino Médio de qualidade;
  2. Alunos recém-egressos do Ensino Médio para projetá-los a uma universidade de excelência.

Além disso, os estudantes devem se encaixar nos seguintes critérios:

  • Ter entre 12 e 14 anos de idade ou 17 e 25 anos de idade (preferencialmente);
  • Ter renda média familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Estudar na rede pública de ensino ou rede privada, desde que com bolsa integral, e que tenha um bom rendimento escolar.

Quando o processo seletivo é aberto, os interessados devem se inscrever pela internet. Todo o processo é gratuito. A seletiva é composta de duas fases: prova objetiva e entrevista pessoal e familiar.

Com o resultado das provas e análise das entrevistas, a organização seleciona os candidatos que melhor se alinham ao perfil do Projeto Gauss.

Para mais informações acesse o Site do Projeto Gauss.