Whatsapp
Em 12/05/2015 17h36 , atualizado em 08/09/2017 15h59

Movimento dos Sem Universidade (MSU)

Cursinhos comunitários

Cursinho de São Paulo prepara estudantes para o Enem, com foco na obtenção de bolsas do ProUni. Por Lorraine Vilela Campos
Projeto esteve presente na luta pelo ProUni, criação da Lei de Cotas e novas universidades federais
Projeto esteve presente na luta pelo ProUni, criação da Lei de Cotas e novas universidades federais
PUBLICIDADE

Criado a partir da organização de cursinhos populares de São Paulo, em conjunto com a Pastoral da Juventude do Meio Popular e grupos de Hip Hop, o Movimento dos Sem Universidade (MSU) tem como objetivo a garantia de melhores condições de estudo para alunos de baixa renda, proporcionando-lhes maiores oportunidades de acesso ao ensino superior.

O nome “Movimento dos Sem Universidade” surgiu em 2000, a partir da fala de Dom Pedro Casaldáliga ao receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Campinas (Unicamp), cujo discurso incluiu tal nomenclatura para tratar do tema. 

O principal projeto do MSU é o Cursinho Popular na Periferia. Atualmente, o Movimento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para a execução do pré-vestibular. As ações dos “Sem Universidade” têm contribuído para a democratização da educação e a inclusão social, entre as quais estão a luta pela implementação do Programa Universidade Para Todos (ProUni), a criação da Lei de Cotas e o surgimento de novas instituições federais. 

O Cursinho

O MSU realiza inscrições pelo seu site, dentro de um determinado prazo. O projeto é voltado para estudantes que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio, ou equivalente, em escolas públicas ou que já tenham concluído os estudos, também na rede pública. 

A seleção conta com uma avaliação diagnóstica, realizada em data agendada após a inscrição. Na ocasião, o candidato deve responder a um tipo de simulado envolvendo os temas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O questionário não tem caráter eliminatório, apenas avaliativo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

O cursinho é totalmente gratuito e o material didático é fornecido aos estudantes. O foco da grade curricular do MSU é a preparação dos estudantes para o Enem, para que os mesmos possam se candidatar às bolsas do ProUni. As aulas são ministradas por professores de universidades públicas.

O pré-vestibular dura do começo do ano até a data do Enem, sempre aos finais de semana: sábado das 8h às 17h; domingo das 8h às 12h. O projeto é desenvolvido em nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo, cujos endereços estão abaixo:

Cidade Tiradentes - CEU Água Azul: Avenida dos Metalúrgicos, nº 1.300, próxima ao Terminal Cidade Tiradentes
Guaianases - CEU Jambeiro: Avenida Flores do Jambeiro, s/nº, próxima à Estação de Trem de Guaianases
Capão Redondo - CEU Capão Redondo: Rua Daniel Gran, s/nº, próxima à Estação de Trem Capão Redondo
Campo Limpo - CEU Campo Limpo: Avenida Carlos Lacerda, 678, próxima ao Terminal Campo Limpo
Brasilândia - CEU Jardim Paulistano: Linha de ônibus Jardim Paulistano sai do Metrô Barra Funda
Itaquera - CEU Azul da Cor do Mar: Avenida Ernesto Souza Cruz, 2.171, Bairro Cidade AE Carvalho, ao lado do Viaduto da Jacu-Pêssego
Sapopemba - CEU Sapopemba: Rua Manuel Quirino de Mattos, s/nº, Jardim Sapopemba, próxima do Terminal São Mateus
Cidade Dutra/Grajaú - CEU Cidade Dutra: Avenida Interlagos, próxima à Estação de Trem Grajaú
Perus - CEU Perus: ao lado da Estação de Trem de Perus

Facebook: MSU

Artigos Relacionados
Cursinho Herbert de Souza é voltado para jovens de baixa de renda de Campinas, egressos ou concluintes do ensino médio em escola pública ou supletiva.
Conheça o Cursinho Popular Professora Leila Regina, que atende estudantes da rede pública na Zona Leste de São Paulo.
O Cursinho do IB é um pré-vestibular gratuito da Unesp que possui turmas em Botucatu e São Manuel.
Conheça o ITAFRO, cursinho gratuito de São Paulo/SP destinado aos estudantes negros que desejam fazer o Vestibular do ITA. Criado em 2018, após a adoção de cotas nas seleções das Forças Armadas, o projeto conta com aulas focadas no processo seletivo do instituto e tem avaliações semanais que premiam as três melhores notas com bônus em dinheiro.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES