Invest

Cursinho de Botafogo prepara estudantes de baixa renda para vestibulares e Enem
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Invest – Divulgação (Facebook)
Crédito da Foto: Invest – Divulgação (Facebook)
Crédito da Imagem: Invest – Divulgação (Facebook)
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Curso Invest foi criado em 1998 por um grupo de ex-alunos do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O cursinho popular tem o objetivo de preparar estudantes de baixa renda para vestibulares de universidades públicas e também para o Enem, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior. Sua oferta é de 130 vagas por ano.

Tópicos deste artigo

Inscrição

As inscrições do cursinho Invest são realizadas no Colégio Santo Inácio (local em que fica o projeto), no mês de fevereiro e há a cobrança de uma taxa de R$ 20. Podem se inscrever os estudantes do 3º ano do ensino médio ou pessoas que já terminaram os estudos. 

Seleção

A seleção dos estudantes é feita em três etapas: prova escrita, entrevista e análise socioeconômica. A avaliação teórica é realizada dias após a inscrição e conta com 20 questões objetivas divididas pelas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia, além de uma Redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos selecionados nas provas participam da entrevista e da análise socioeconômica, sendo necessária a entrega de documentos escolares e pessoais para a organização do cursinho. O resultado costuma sair ainda em fevereiro e as aulas começam em março. 

Cursinho

O cursinho é popular, mas não é gratuito. O Invest tem mensalidade de R$ 50 para a manutenção do projeto, pagamento de funcionários que fazem parte da coordenação e compra de material didático. 

As aulas do Invest são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados, das 13h às 17h30. Há, ainda, monitoria para tirar dúvidas durante a semana, das 18h às 19h. O conteúdo é dado por voluntários que cobrem todas as áreas do ensino médio. 

O Invest vai além das aulas regulares e conta com reforço escolar, visitas a museus e viagens (quando possível). O objetivo é que a preparação seja maior do que apenas um pré-vestibular. 

Invest

Endereço: Rua São Clemente, nº 226, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ. 
Telefone: (21) 3184-6335
Facebook: @cursoinvest