Educafro

Por Marla Rodrigues

Um dos cursinhos voltados para afro-descendentes
Um dos cursinhos voltados para afro-descendentes
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes) é uma rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários mantida pelo Serviço Franciscano de Solidariedade, uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos.

A organização luta para que a população pobre e negra, em especial, possa ser incluída nas universidades públicas e privadas – com bolsa de estudos integral. A ONG atua com a ajuda de voluntários que têm como objetivo incluir essa população em estatísticas onde ainda são ignorados: a de integrantes de instituições de nível superior.

A Educafro institui que as taxas de inscrição nos cursinhos não podem passar de 0,5% do salário mínimo vigente e as mensalidades devem obedecer ao valor entre 2% e 5%, de acordo com as reais necessidades de cada núcleo responsável. Não existem cotas no programa, mas a ONG mantém como índice ideal de negros matriculados um percentual entre 46,7% e 80% do total.

Os cursinhos funcionam em espaços cedidos por instituições religiosas, associações de moradores, escolas públicas etc, e estão localizados nas periferias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Para poder participar, os futuros alunos ou voluntários devem comparecer a uma reunião de acolhimento que ocorre todas as quintas-feiras, às 18h, ou aos sábados, às 16h.

O endereço da sede da Educafro é Rua Riachuelo, 342, Conjunto 5, Centro – São Paulo (próximo ao Largo São Francisco, Metrô Anhangabaú ou Sé). O telefone para contato é (11) 3119-1244 e o e-mail é educafro@franciscanos.org.br. Para conhecer melhor a Educafro, acesse o site www.educafro.org.br.