Whatsapp
Em 21/01/2010 18h48 , atualizado em 13/07/2017 07h49

Curso XII de Maio - UFC

Cursinhos comunitários

Idealizado pelos estudantes de Medicina da UFC, o cursinho oferece mais de 400 vagas por ano. Por Rafael Batista
Curso XII de Maio conta com três turmas de extensivo e uma de intensivo
Curso XII de Maio conta com três turmas de extensivo e uma de intensivo
Crédito da Imagem: Curso XII de Maio
PUBLICIDADE

Criado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o Curso XII de Maio é uma iniciativa dos estudantes do Curso de Medicina e prepara estudantes de Fortaleza para os vestibulares das universidades públicas do Ceará. Por ano, o cursinho atende 410 estudantes em turmas de extensivo e intensivo.

Podem participar do processo seletivo alunos matriculados no último ano do ensino médio, ou que concluíram os estudos, em escolas públicas. As inscrições para a turma de extensivo acontecem no final do ano, entre os meses de outubro e novembro, enquanto as do intensivo ficam abertas entre os meses de abril e maio.

Inscrições

Para se inscrever é necessário comparecer à sede do Cursinho XII de Maio, na Faculdade de Medicina da UFC. Os candidatos devem apresentar a documentação pessoal, uma foto 3x4 e pagar uma taxa que custa R$ 35.

Os estudantes inscritos passam por um processo de avaliação com provas teóricas. São 40 questões objetivas, baseadas na matriz avaliada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aqueles que alcançarem as maiores médias são convocados para matrículas e devem comparecer à aula inaugural.

Do total de vagas oferecidas, 330 são para as três turmas de extensivo, cujas aulas são realizadas durante o ano todo. Outras 80 vagas são para os estudantes da turma de intensivo, neste caso com aulas apenas no segundo semestre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mensalidade

Apesar de seu caráter comunitário, o cursinho tem uma taxa de matrícula e mensalidade, cada uma fixada em 10% do valor do salário-mínimo vigente. As taxas cobradas são para confecção de material didático e manutenção do projeto.

Aulas

O Cursinho XII de Maio acontece de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, aos sábados, das 14h às 18h20, e aos domingos e feriados, das 8h às 11h50. Os alunos são dispensados das aulas apenas nos feriados mais longos, como Carnaval e Semana Santa.

O cronograma de conteúdos que são ministrados prevê a aplicação de simulados ao longo do ano e de aulas específicas. São os próprios alunos do curso de Medicina da UFC que preparam e ministram as aulas.

Além das turmas de extensivo e intensivo, o cursinho também disponibiliza aos estudantes uma biblioteca, mantida por meio de doações de alunos da própria Faculdade de Medicina. A estrutura oferece ainda acesso à internet para pesquisa.

Cursinho XII de Maio – UFC
Faculdade de Medicina: Rua Alexandre Baraúna, S/N – Rodolfo Teófilo, Fortaleza
Telefone: (85) 3082-5202 ou 9 8633-7473
E-mail: cursinhoxiidemaio@gmail.com
Site: curso12demaio.ufc.br
Facebook: Curso Pré-Vestibular XII de Maio

Artigos Relacionados
O Curso Pré-Vestibular Paulo Freire recebe inscrições até 10 de janeiro, enquanto o XII de Maio aceita candidaturas até 19 de fevereiro. Saiba mais!
Alunos da rede pública podem se inscrever até 6 de fevereiro, na sede do curso. São 330 vagas para a turma anual, cujas aulas acontecem à noite.
Para este ano estão sendo oferecidas 330 vagas; prazo vai até 1º de fevereiro.
Quatro cursinho de Fortaleza recebem inscrições para as turmas de 2020. Projetos preparam para Enem e Vestibulares.
Processo Seletivo acontece no domingo, 3 de fevereiro; 330 vagas estão sendo oferecidas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES