Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF) – Univasf

Projeto gratuito prepara para o Enem e oferece vagas por ano em Petrolina/PE e Juazeiro/BA.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina/PE, criado em 2015.

A criação do cursinho teve como principal objetivo preparar estudantes de baixa renda e de escolas públicas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visando o acesso democrático ao ensino superior. O Enem é o único critério de seleção para os cursos da Univasf.

Além disso, a organização do cursinho também tem entre suas prioridades formar estudantes com senso crítico que, com sua aprendizagem, possam contribuir com a sociedade seguindo a doutrina do educador e filósofo Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e símbolo do projeto.

Inscrições

Podem participar do processo seletivo do CPPF os estudantes de escolas públicas que já concluíram o ensino médio ou que estão no último ano. Os candidatos também devem comprovar que possuem renda familiar de, no máximo, 1,5 salário-mínimo por membro familiar.

As inscrições são feitas de forma on-line, no site do cursinho, e são gratuitas. No ato da inscrição, o concorrente também deve enviar um texto respondendo a pergunta “Por que você quer ser aluno do CPPF?”, com no máximo 750 caracteres.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São selecionados os candidatos que obtiverem maior pontuação mediante a análise dos critérios: Assiduidade Escolar; Notas Escolares; Renda; Texto.

Por ano, são disponibilizadas de 50 a 100 vagas para alunos de Petrolina. Das oportunidades, 50% são destinadas aos alunos que estejam cursando o ensino médio no ano de realização do cursinho, 40% aos egressos do ensino médio e 10% aos alunos do CPPF do ano anterior.

Aulas

As aulas* são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados, das 8h às 11h40, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). Elas são ministradas por professores graduandos, graduados e mestrandos que atuam como voluntários.

*Em decorrência da pandemia do Covid-19, as aulas do cursinho estão sendo realizadas em formato on-line para alunos de Petrolina e Juazeiro (BA).

Cursinho Popular Paulo Freire
Site | Instagram
E-mail:
cppf.univasf@gmail.com