Cursinho da Inclusão Social

Atualmente, o Cursinho da Inclusão Social é desenvolvido pelo Diretório Acadêmico de Matemática da UFMA.
Por Wanja Borges

Projeto foi criado em meados de 2010 por estudantes da UFMA
Projeto foi criado em meados de 2010 por estudantes da UFMA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado em meados de 2010 por estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Projeto "Cursinho da Inclusão Social" é um pré-vestibular que visa contribuir com jovens e adultos de baixa renda para o acesso ao ensino superior em universidades públicas da região. 

Em mais de cinco anos de atuação, o Cursinho da Inclusão Social realizou diversas parceiras com a comunidade, poderes público e privado local e setores da universidade, dentre eles o Diretório Acadêmico do Curso de Matemática (DAMAT), que hoje desenvolve o projeto de forma coletiva e organizada.

Além de jovens e adultos de baixa renda e oriundos de escolas públicas, estudantes de escolas privadas que sejam bolsistas integrais também podem se inscrever no processo seletivo, que é realizado anualmente.

O curso, geralmente, tem a duração máxima de sete meses. As aulas são ministradas entre os meses de março e outubro, das 17h50 às 21h20, por graduandos e pós-graduandos da UFMA, aprovados na análise da documentação e em prova prática. 

Seleção

As inscrições para o Cursinho da Inclusão Social podem ser feitas presencialmente, geralmente nos meses de fevereiro ou março, no DAMAT, situado no Centro Ciências Exatas e Tecnológicas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Normalmente, a instituição disponibiliza dois prazos para inscrições. O primeiro é voltado para as vagas reservadas para Avaliação Socioeconômica e isenção da taxa de inscrição. Neste caso, os candidatos deverão comprovar renda, mediante apresentação dos documentos comprobatórios listados no Edital, inclusive questionário de perfil socioeconômico.

Já o segundo prazo destina-se à Avaliação de Ampla Concorrência. Os inscritos nesta modalidade também deverão apresentar alguns documentos, além de efetuar o pagamento da taxa de R$ 10. Eles ainda são submetidos a um teste, composto por questões de Língua Portuguesa e Matemática. 

Todas as informações sobre o processo seletivo são divulgadas na página do cursinho no Facebook, no mural do DAMAT no CCET e, ainda, no site da UFMA. Em 2016, foram ofertadas 60 vagas, igualmente divididas entre as duas modalidades de acesso.

Cursinho da Inclusão Social

Endereço: Centro Ciências Exatas e Tecnológicas, Sala 107, Bloco 1, Térreo
E-mail: cursinho.inclusao.social@hotmail.com e cursinhoinclusaosocialufma@gmail.com
Telefones: (98) 98214-8688 / 98800-4021 / 98109-6126
Facebook