Cursinho Federal de Goiás

Projeto da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFG prepara estudantes para o Enem e vestibulares
Por Lorraine Vilela Campos

Aulas do cursinho são realizadas no Campus II da UFG, em Goiânia
Aulas do cursinho são realizadas no Campus II da UFG, em Goiânia
Crédito da Imagem: cursinho federal de goiás
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Federal de Goiás (CFG) é um projeto de extensão da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Criado em 2016, o projeto oferece 300 vagas para preparar estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. 

O cursinho contempla, preferencialmente, estudantes da rede pública que sejam de baixa renda. Sem restrições de idade, o candidato deve estar matriculado no último ano do ensino médio ou já ter concluído os estudos (desde que não tenha curso superior). 

Todos os candidatos que se inscreverem para o cursinho devem fazer a inscrição no Enem. A participação no exame é uma exigência da organização do projeto. 

Inscrição e Seleção

As inscrições gerais são gratuitas e realizadas anualmente, geralmente abertas em fevereiro. Após a publicação do edital, o cursinho estipula um cronograma para que o candidato se inscreva presencialmente na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFG (EVZ). Na ocasião, é necessário apresentar documento de identificação original com foto e comprovante de endereço, além de fazer uma redação para a avaliação do domínio da Língua Portuguesa. 

A lista dos candidatos convocados dentro do número de vagas é divulgada no site oficial da UFG. Os classificados devem comparecer à instituição para a entrega da documentação de matrícula, além de ser necessário levar duas resmas de papel A4 e pagar uma taxa de matrícula no valor de R$ 250. Os novos alunos precisam adquirir o uniforme, já que o mesmo é obrigatório durante as aulas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O estudante que tenha a média mínima de 6 pontos no primeiro semestre – avaliação feita por provas e simulados – pode renovar sua matrícula para o segundo se pagar uma taxa de R$ 100. 

O cursinho 

O Cursinho da Federal de Goiás cobra apenas as taxas de matrícula, não havendo mensalidades. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e ao sábados, das 8h às 17h, no Centro de Aulas da EVZ (campus Samambaia). Avaliações do cursinho são realizadas, preferencialmente, aos domingos e feriados.

Cursinho Federal de Goiás

Endereço: Centro de Aulas da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG (EVZ/UFG) - Avenida Esperança, Campus Universitário Samambaia - Goiânia/GO.
Instagram: @cursinhofederal
Whatsapp: (62) 9 9427-6161