Cursinho Edificar UFCA

Projeto gratuito prepara estudantes da rede pública para o Enem
Por Lorraine Vilela Campos

Cursinho gratuito faz parte do Projeto Edifique Ações
Cursinho gratuito faz parte do Projeto Edifique Ações
Crédito da Imagem: Cursinho Edificar
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado em 2016, o Cursinho Edificar é um preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Projeto Edifique Ações. A ação é uma iniciativa de estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Ceará, em parceria com o Programa PAIDEIA-Cidade Educadora da Pró-reitoria de Extensão da instituição. 

O cursinho é totalmente gratuito e voltado para estudantes carentes do ensino médio público de Juazeiro do Norte e região do Cariri, ou já tenham concluído os estudos em escolas públicas.

O objetivo do projeto vai além da preparação para o Enem, investindo também na conscientização da figura do estudante enquanto cidadão, atuando como meio de inserção social dos jovens de baixa renda. 

Inscrições

As inscrições da primeira turma foram feitas no mês de agosto. No entanto, as demais terão seu prazo de cadastro no início de cada ano. A matrícula exige a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis. 

A seleção dos candidatos é feita por meio da análise das informações cadastrais e dos dados socioeconômicos informados na inscrição.

O cursinho

O Cursinho Edificar oferece 50 vagas. As turmas são anuais e as aulas seguem até as vésperas do Enem. O projeto é ministrado por alunos de graduação da UFCA e da Universidade Regional do Cariri (URCA), assim como professores das instituições. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O projeto é realizado de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h40, no campus Juazeiro do Norte da UFCA. As aulas são compostas pelas disciplinas de Atualidades, Biologia (I e II), Espanhol, Filosofia, Física (I e II), Geografia, Geometria, Gramática, História do Brasil, História Geral, Inglês, Interpretação Textual e Literatura, Matemática (I e II), Química (I e II), Redação e Sociologia. 

Além do conteúdo tradicional, o projeto também oferece palestras e debates com profissionais de diferentes áreas, assim como conta com a realização de simulados. Há ainda a oferta de aulões, os quais contam com happy hours ao final de cada edição.

O material didático é totalmente digital para que possa ser acessado gratuitamente pelos estudantes, já que os organizadores não possuem parceria para o fornecimento de livros e apostilas e a proposta do cursinho é que ele seja totalmente gratuito.

Cursinho Edificar
Endereço: Rua Tenente Raimundo Rocha, s/n - Cidade Universitária, Juazeiro do Norte – CE
Site: edifiqueacoes.ufca.edu.br/cursinho-edificar/
E-mail: edifique.proex@ufca.edu.br
Facebook: www.facebook.com/EdifiqueAcoes/
Instagram: www.instagram.com/edifiqueacoes/