O cursinho Amplia FGV foi criado em 2017 por estudantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) da cidade do Rio de Janeiro. Apesar de ser coordenado por alunos da instituição de ensino, o pré-vestibular funciona de forma independente.
O projeto social tem como objetivo ajudar candidatos com vulnerabilidade socioeconômica a se prepararem para vestibulares, especialmente o da FGV, e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso também foca na inclusão social e na diversidade dos inscritos.
Tópicos deste artigo
Processo seletivo
Os interessados em estudar no pré-vestibular da FGV precisam passar por três etapas. Confira:
Inscrições: o cadastro deve ser feito no segundo semestre em um formulário específico. Os candidatos também devem enviar documentação.
Prova teórica: os estudantes devem realizar uma prova composta por uma redação, questões objetivas e questões discursivas, no estilo do vestibular da FGV. A avaliação ocorre na sede da FGV-Rio.
Entrevistas: os candidatos aprovados na prova teórica são convocados para participar de entrevistas realizadas pela equipe do preparatório.
Aulas
As aulas do cursinho Amplia FGV Rio de Janeiro são ministradas de fevereiro a outubro, aos sábados em período integral, na sede do curso.
Os alunos têm aulas das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa, Literatura e Interpretação de Textos
- Matemática
- Língua Inglesa e Interpretação de Textos
- História
- Geografia
- Ciências Humanas
- Redação
Doações e apadrinhamento
O cursinho é mantido mediante parcerias e doações que podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.
Outra forma de ajudar o pré-vestibular é apadrinhar estudantes, auxiliando-os em gastos como alimentação e transporte. Quem apadrinha um aluno recebe relatórios com o desempenho das atividades do apadrinhado.
Endereço: Praia de Botafogo, nº 190, Rio de Janeiro
Site: www.ampliafgv.com.br
Facebook: AmpliaFGV
Instagram: @ampliafgv