Respostas:
a) O vestibulando poderia citar aqui duas obras, ambas atribuídas ao poeta Homero: Ilíada e Odisseia. O nome da primeira é derivada do nome grego de Tróia, Ílion, dedicando-se a narrar os principais episódios da guerra. A segunda deve seu nome ao herói Odisseu (Ulisses, em grego), voltando-se a narrar as aventuras e percalços enfrentados por ele em seu retorno à Ítaca.
b) Em Poética, de Aristóteles, é possível identificar alguns componentes de diferenciação, bem como similaridades entre os dois gêneros.
Como semelhanças, podemos indicar que ambas partem de um evento real para a construção de sua narrativa, assim como operam com valores e modelos próprios da cultura grega, tais como honra, coragem, virtude, etc. Nos dois gêneros, a centralidade e idealização dos heróis também aparece como um tema comum.
Como diferença, vamos recorrer novamente a Aristóteles, que definiu assim a diferença: (...) com efeito, não diferem o historiador e o poeta, por escreverem verso ou prosa, diferem, sim, em que diz um as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder. Em suma, a poesia possuía a liberdade para imaginar, engrandecer e construir um mito em torno de uma narrativa unificadora, enquanto a História deveria se ater à narração dos eventos reais, dedicando-se aos seus detalhes, sem impor a eles sua interpretação própria.