Novos Caminhos

Programa do Governo Federal pretende aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Arte: Ministério da Educação/Novos Caminhos
Crédito da Arte: Ministério da Educação/Novos Caminhos
Crédito da Imagem: Ministério da Educação/Novos Caminhos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O programa Novos Caminhos é um conjunto de ações do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), para fortalecer a educação profissional e tecnológica no país. Criado em 2019, o projeto substitui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os investimentos do Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos, apoiam redes e instituições de ensino na oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos, levando em consideração a demanda do setor produtivo e as chamadas profissões do futuro.  

Estímulo para a Economia

A proposta do Novos Caminhos é promover a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional, assim como preparar os trabalhadores para que possam buscar melhores colocações em diferentes áreas de atuação. 

Para o Novos Caminhos, oferecer cursos profissionais e tecnológicos para qualificar o trabalhador é um meio de atender à demanda de cada região, aquecer o mercado e estimular a economia. 

Tópicos deste artigo

Cursos

O Plano Plurianual 2020-2023 do Governo Federal é de que a educação profissional e tecnológica alcance 3,4 milhões de matrículas até 2023, um aumento de 80% em relação a 2019, ano de criação do programa. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2020, os cursos oferecidos a partir de incentivos do Novos Caminhos tiveram oferta de 208.600 vagas, sendo 208.200 em qualificação profissional de curta duração (com média de 200 horas) e 400 em cursos técnicos. Todas as oportunidades foram na modalidade a distância (EaD).

Já 2021 começou com a oferta de milhares de vagas no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), números que devem crescer por todo o ano. 

As sugestões de oferta levam em consideração as projeções de mercado feitas com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Novos Caminhos tem um painel interativo em sua página com a demanda por unidades da federação e suas respectivas mesorregiões.

Como participar do Novos Caminhos?

O estudante que deseja fazer um dos cursos do Novos Caminhos deve acompanhar a divulgação das vagas pela internet, nas notícias divulgadas no site do MEC (Ministério da Educação). As informações como editais, número de vagas, processo seleção e calendário são liberados individualmente, conforme estabelecido pela instituição que oferecerá o curso.