Tire suas dúvidas sobre o Enem e o SiSU

Em 17/01/2011 17h52 , atualizado em 17/01/2011 17h58 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Vestibular Brasil Escola preparou um FAQ com as perguntas mais enviadas por nossos usuários a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Se a sua dúvida não estiver respondida aqui, envie um e-mail para vestibular@brasilescola.uol.com.br. Você também pode participar da discussão através do Blog Interativo.

Estou tendo problemas com a senha do Enem. O que eu faço?

Nestes casos o Ministério da Educação (MEC) recomenda solicitar a recuperação de senha apenas uma vez. Depois de recebida a nova senha por e-mail ou SMS, faça o login utilizando também o número de inscrição no Enem 2010.

Se mesmo assim o problema persistir, a recomendação é ligar no MEC pelo telefone 0800 616161. A ligação é gratuita.

Como saber se fui aprovado no Enem 2010?

O Enem não é um processo seletivo, portanto, não há lista de aprovados. O Enem é uma prova que mede o conhecimento dos estudantes sobre o conteúdo do Ensino Médio. Apenas o SiSU tem lista de aprovados.

Por que minha redação foi anulada?

A redação do Enem pode ser anulada por alguns motivos, entre eles: assinar o texto, mesmo que com um nome genérico (cidadão brasileiro, por exemplo); fugir do tema; não respeitar o limite máximo e mínimo de linhas; não indicar a cor do caderno de prova.

Segundo o MEC, mais de 17 mil provas não foram corrigidas por que os participantes se esqueceram de indicar a cor do caderno de prova.

É possível se cadastrar no SiSU sem a nota da redação?

Cada instituição participante do SiSU 2011 adota sua forma de ingresso. Pode ser que alguma delas não exija a nota da redação. A maioria exige.

O sistema está lento e não estou conseguindo cadastrar no SiSU. Vou ficar de fora?

O MEC está ciente da instabilidade do sistema e já tomou algumas providências para melhorar isso. O tempo de acesso a página do SiSU foi limitado a 20 minutos. Caso não haja movimentação na página, ela será fechada em 10 minutos.

Recomendamos que utilizem o SiSU em horários de pouco movimento: das 22h às 23h59 e das 6h às 8h. Lembrando que o prazo para cadastros foi prorrogado até quinta-feira, dia 20.

Não consigo me cadastrar no ProUni, minha nota não é suficiente?

As inscrições para o ProUni 2011 ainda não foram abertas. A pontuação mínima exigida para concorrer a uma bolsa no ProUni é 400 na média das cinco provas do Enem 2010, mas o candidato não pode ter zerado a redação. Segundo o MEC, as inscrições serão abertas na sexta-feira, dia 21, e encerram no dia 25 de janeiro.