Dicas para o Vestibular 2014 da Unicamp

Em 07/11/2013 17h34 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Brasil Escola preparou esta página especial com dicas para o Vestibular 2014 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), cuja primeira fase será realizada no próximo domingo, dia 10 de novembro. Ao todo, 73.818 pessoas se inscreveram no processo seletivo, um recorde entre todas as edições.

Para ajudar os vestibulandos, entrevistamos um especialista em processos seletivos da Unicamp, o professor Célio Tasinafo, Diretor Pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas. Ele falou sobre as características desse vestibular, as provas de redação e como se portar antes dos exames.

O Vestibular da Unicamp

A primeira fase é composta por 48 questões objetivas e duas propostas de redação, com duração e cinco horas. De acordo com Célio Tasinafo, na primeira fase a redação pode ser o grande diferencial, por não possuir questões tão complexas. “O enunciado das questões, que são testes de múltipla escolha, não são tão complexos. Na prova da Unicamp eles não aparecem com cinco alternativas, mas quatro. A Comvest cobra os principais pontos aprendidos durante o Ensino Médio e não exige muita abstração ou cálculos gigantescos” – comenta Célio.

A Redação

Sobre a redação da Unicamp, o diretor pedagógico alerta que o estudante precisa estar preparado todos os tipos de gêneros textuais que podem ser cobrados na prova. “Não adianta tentar adivinhar, é preciso estar apto e se adaptar para formatar o texto ao padrão cobrado e essa tem sido a maior dificuldade que os alunos enfrentam”. Os vestibulandos também precisam seguir fielmente ao que é pedido no enunciado, para evitar fuga do tema ou anulação da redação.

Antes da prova

Muitos vestibulandos se desesperam na véspera da prova e não sabem se estudam ou descansam. Célio Tasinafo afirma que antes da prova é fundamental que estudante esteja descansado. “Sem dúvida, os candidatos que chegarem no momento decisivo mental ou fisicamente cansados, consequentemente terão rendimento prejudicado e abaixo dos concorrentes”.

“Vale lembrar que aprendizado e preparação para o vestibular é todo um processo desenvolvido durante o Ensino Médio e o ano. Não adianta querer na véspera estudar todo o conteúdo, pois vai acabar sobrecarregando e prejudicando o que já foi aprendido até agora” – finaliza Célio.