Na Roma Antiga, realizava-se uma pesquisa sobre a população e a riqueza desta, com o objetivo de estabelecer quais indivíduos teriam o direito de exercer direitos políticos, tal inspeção era chamada de Censo. Ao relacionar com a atualidade brasileira, observa-se que apesar de se alterarem os objetivos da pesquisa, esta se perpetua, sendo fundamental para a criação de políticas públicas no Brasil. Entretanto atesta-se que existem desafios para o recolhimento de informações através do Censo, tais como a dificuldade de se alcançar determinadas localidades-como populações ribeirinhas-e o desconhecimento por parte da população acerca da importância desta pesquisa para a tomada de ações governamentais.
Primeiramente, é notório que a singular localização de algumas populações, como aldeias indígenas e populações ribeirinhas é inerentemente um obstáculo para a chegada da supracitada pesquisa. Dessa forma, atesta-se que os locais que mais necessitam de atenção estatal especial com o fito de alcançar o máximo de indivíduos possível são o nordeste e o norte. Assim, cabe citar a operação feita em Belém, onde diversos profissionais da saúde se juntaram para imunizar o máximo de indivíduos pertencentes aos povos originários que viviam no interior da capital e próximos de rios. Entretanto, tais operações são de difícil execução e raras , deste modo motivando o descaso para com essas populações. Destarte, elas são negligenciadas pelos grupos majoritários na sociedade brasileira. (Melhore a relação entre as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o desconhecimento sobre a relevância desta pesquisa para a criação de diversas políticas públicas no Brasil é outro forte fator a ser considerado na discussão acerca dos desafios para a efetivação deste apuramento. Notadamente, não são bem veiculados dentro do corpo social os objetivos do Estado com as informações obtidas através do Censo, finalidades estas que talvez estejam alinhadas com os interesses do indivíduo. Entretanto, por desconhecer estes propósitos, acaba desprezando a pesquisa e muitas vezes a ignorando, assim expandindo a dificuldade da realização desta, incitando a demora e a não total eficácia dos objetivos do Estado com a mesma. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, tal problemática urge correção. Portanto, cabe ao Estado alcançar quaisquer populações afastadas, por meio de diversos veículos - como barcos e helicópteros - com o fito de abranger o máximo de cidadãos possíveis em cada Censo. Outrossim, pertence aos meios midiáticos - no papel de intermediários da informação - o dever de informar a população acerca da importância do Censo para todo o corpo social e para a tomada de ações governamentais, através de documentários, entrevistas, reportagens, entre outros, objetivando uma maior adesão à pesquisa e a criação de um retrato fiel do Brasil através do Censo. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |