Fuvest 2025: vestibular de Medicina terá ingresso unificado
Mudança foi anunciada pela Pré-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP)
O Vestibular 2025 da Fuvest contará com mudança para os estudantes que concorrerão a vagas no curso de graduação de Medicina. As informações foram anunciadas pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e confirmadas pela assessoria da Fuvest.
Agora, os estudantes poderão concorrer ao ingresso nas três unidades de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) no mesmo vestibular. Isso porque a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) adotará o sistema em que o candidato opta pelas unidades por ordem de preferência e concorre na carreira de Medicina nesses três campus. Isso já acontece com outros cursos como é o caso da graduação em Odontologia.
Os três campus de Medicina estão localizados nas cidades de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. O curso é geralmente o que possui a nota de corte mais alta da primeira fase e o mais concorrido da seleção.
Além disso, as provas de conhecimentos específicos da segunda fase da Fuvest terão as mesmas disciplinas para a carreira de Medicina. Antes, cada faculdade definia quais as disciplinas que integravam a avaliação.
Com a mudança, as disciplinas de Biologia, Física, Geografia e Química serão fixadas como as matérias específicas da segunda fase para Medicina.
Veja a divulgação feita pela Pró-Reitoria de Graduação da USP:
Vestibular 2025 da Fuvest
As datas do Vestibular 2025 da Fuvest ainda não foram divulgadas. Esse é o vestibular que permite os estudantes concorrerem a vagas em uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina, a USP.
O vestibular é dividido em duas fases. Na primeira, os participantes respondem a 90 questões objetivas. O conteúdo aborda as disciplinas comuns do ensino médio.
Para ser selecionado para a segunda fase, é necessário acertar 30% da prova, o que representa 27 questões.
A segunda fase é composta por dois dias de prova, no primeiro são aplicadas 10 questões abertas de Língua Portuguesa (interpretação de textos, gramática e literatura) e uma redação.
Já no segundo dia, os estudantes respondem a outras 12 questões abertas, sendo de duas a quatro disciplinas específicas para o curso. O manual do candidato de cada edição do vestibular apresenta quais são as disciplinas que serão cobradas para cada curso da USP.
Além da Fuvest, é possível ingressar pela USP por meio do Provão Paulista, o vestibular seriado para estudantes das escolas públicas de São Paulo, e o Enem-USP, que aproveita os desempenhos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).