Produção Multimídia

Aparelhos digitais: ferramentas de trabalho do produtor multimídia

A modernidade trouxe consigo ferramentas que mudaram a vida do homem. Aparelhos celulares, computadores, eletrodomésticos e outros utensílios eletrônicos tornaram a vida mais fácil. A comunicação está cada vez mais digitalizada, a internet uniu todas as mídias em seu meio (TV, rádio e jornal), de uma maneira muito mais interativa e ágil.

Tais características da comunicação em formato digital (agilidade, caráter interativo e redução de custos) a transformaram em um novo modelo de comunicação, modelo este que depende de profissionais capacitados para seu perfeito funcionamento. O tecnólogo em Produção Multimídia é perfeito para essa função. Ele é capaz de lidar com os processos de produção de novas mídias, digitalização, edição, autoria, criação de interfaces e construção de conteúdos.

Atividades

Veja mais algumas competências do tecnólogo em Produção Multimídia:

- Trabalho com conhecimentos de computação gráfica e de tratamento de som e imagem;
- Planejamento, organização e produção de material de áudio e vídeo a ser veiculado por emissoras de rádio e de TV;
- Criação de ilustrações e animações 2D e 3D e desenvolvimento de games;
- Planejamento e execução de projetos comunicacionais que envolvam mídias digitais sem esquecer as características do público-alvo;
- Edição de imagens e inserção de vinhetas eletrônicas, trilhas sonoras e textos em vídeos;
- Distribuição de produtos de comunicação através dos meios digitais (websites, CDs, DVDs e celulares);
- Roteirização de peças em multimídia;
- Criação de estrutura de banco de dados que atenda à produção de websites;
- Elaboração de produtos de comunicação visual que utilizam multimídia interativa e técnicas de artes gráficas para internet ou DVDs;
- Promoção de convergência de mídias (os elementos de comunicação imagem, áudio, textos, animações e vídeo digital) para internet, CDs e DVDs.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está aquecido, pois as novas tecnologias de comunicação digital estão sendo absorvidas cada vez mais pelas empresas que trabalham com informação e informática. Por isso, a demanda por este profissional é crescente. Ele pode trabalhar em produtoras independentes, estúdios, empresas ponto-com, produtoras de softwares e de vídeo, agências de propaganda, veículos de comunicação, departamento de comunicação e marketing de empresas privadas ou públicas.

O Curso

O curso tecnológico de Produção Multimídia tem duração de dois anos, em média, e algumas disciplinas oferecidas no curso são: Convergência de mídias, Desenvolvimento de games, Aplicações para dispositivos móveis, Roteirização, Fotografia, Direção de arte e Projeto digital.

Instituições de Ensino

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: Uniplan (Brasília)
Goiás: Objetivo (Goiânia)
Mato Grosso do Sul: Uniderp (Campo Grande); FAD (Dourados)

Região Nordeste
Bahia: Ibes-BA e UniJorge (Salvador); FCS (Lauro de Freitas)
Paraíba: FCG (Campina Grande)
Pernambuco: IPESU (Recife)
Piauí: IEST (Teresina)

Região Norte
Amazonas: UniNorte (Manaus)
Pará: IESPES (Santarém)
Tocantins: Objetivo (Palmas)

Região Sudeste
Espírito Santo: FAVI e FAESA (Vitória)
Minas Gerais: PUC-Minas (Belo Horizonte); Uni-BH
Rio de Janeiro: Estácio; UniverCidade
São Paulo: IED, UNIP, Senac e Anhembi Morumbi (São Paulo); Unifev (Votuporanga); UBC e UMC (Mogi das Cruzes); Unisanta (Santos); UniFran (Franca); Unimesp (Guarulhos)

Região Sul
Paraná: IESFI (Foz do Iguaçu)
Rio Grande do Sul: FTEC Brasil (Caxias do Sul)
Santa Catarina: IESGF (São José); Anhanguera de Joinville