Universidade de Nova York oferece curso sobre Taylor Swift
Curso abordará carreira, legado e criatividade da cantora norte-americana
A New York University agora tem uma disciplina toda dedicada à Taylor Swift. Sim, o curso que se iniciou em janeiro deste ano estudará a carreira, legado e criatividade da cantora norte-americana, conhecida por sucessos como Love Story, Blank Space e All Too Well.
Instituto de Música da New York University
A Universidade de Nova York tem um instituto de música renomado, o Clive Davis Institute of Recorded Music, que oferece o primeiro e único Bacharelado de Belas Artes (BFA) em gravação musical, com treinamento profissional, artístico e empresarial.
Além das matérias obrigatórias de cada um dos quatro anos da graduação, os estudantes têm a opção de cursar disciplinas eletivas sobre diversos tópicos da música.
O Clive Davis Institute já oferecia aulas sobre outros artistas musicais, como Beyoncé, Bob Marley, Led Zeppelin, Stevie Wonder, David Bowie, The Clash, Jonie Mitchell, Paul McCartney, Kendrik Lamar e muito mais.
Mas sobre a Taylor Swift será a primeira vez.
Curso sobre Taylor Swift
Quem está lecionando a matéria acadêmica sobre a Taylor Swift é a jornalista Brittany Spanos, que, além de ser ex-aluna da Universidade de Nova York e trabalhar para a Rolling Stone, é fã da cantora.
As aulas abordam a evolução da artista como empreendedora musical criativa, o legado de compositores pop e country, discursos da juventude e a política de raça na música popular contemporânea.
O programa de estudos do curso inclui um olhar no legado de compositores pop e country que influenciaram a estrela pop e o estudo sobre a maneira como a criatividade e composição da Swift fizeram dela uma presença duradoura na indústria da música em rápida evolução.
Leia os objetivos do curso sobre a Taylor Swift:
-
Os alunos desenvolverão uma compreensão e apreciação por Taylor Swift como uma empreendedora musical criativa;
-
Discutirão os discursos sobre “prodígios” na história da música pop;
-
Obterão uma compreensão de como os discursos da juventude e feminilidade são explorados na mídia e nas indústrias da música;
-
Aprenderão sobre a política de raça na música popular contemporânea e questionarão a branquidade no que se refere à política, composição e interações da Swift com o mundo cultural mais amplo ao seu redor;
-
Desenvolverão maior sofisticação na apreciação artística, pensamento crítico, pesquisa e habilidades de escrita.
Também serão considerados tópicos como direitos autorais e propriedade, nacionalismo americano e o impacto contínuo das mídias sociais na indústria da música pop.
O coordenador do curso, compositor e músico Jason King, declarou à Variety que a professora Brittany Spanos “é fã de Taylor, mas também entende como contextualizá-la culturalmente e fazer com que os alunos pensem mais profundamente sobre ela e sua música através das lentes de gênero, feminismo, raça e classe e outras categorias relacionadas à identidade”.
A primeira turma concluirá a matéria em março e já tem até fila de espera para as próximas turmas. Entre em contato com a New York University para saber mais.