Pré-Vestibular Solidário (PVS) UFCG

Oferecimento:

Cursinho atende estudantes carentes de Campina Grande e outros 42 municípios paraibanos.

Aulas são ministradas por estudantes da UFCG

O Pré-Vestibular Solidário (PVS) de Campina Grande, Paraíba, foi criado pela Pastoral Universitária do município, em 2000, com o objetivo de preparar jovens carentes para os vestibulares das universidades públicas do Estado. No ano de 2002, o programa se desvinculou de seus criadores e passou a contar com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

O PVS é um programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG, nos campi de Campina Grande, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Sumé. O cursinho tem como missão a inserção social de estudantes de baixa renda, preparando-lhes para o ingresso ao ensino superior e, ainda, para o mercado de trabalho. 

O público-alvo do PVS são os concluintes ou estudantes do último ano do Ensino Médio, oriundos de escolas públicas, e bolsistas integrais de colégios particulares. Em 2015, por exemplo, foram atendidos jovens e adultos de Campina Grande e outros 42 municípios da Paraíba. 

Inscrições

As inscrições são feitas nas próprias unidades da UFCG. A seleção é realizada através de sorteio, selecionando candidatos no limite de vagas disponíveis em cada edição. Os candidatos inscritos e não convocados formam uma lista de espera. 

O número de vagas do PVS varia conforme o ano e a demanda. Geralmente, são 400 vagas para Campina Grande, 60 em Sousa, 100 postos para Cajazeiras, 80 para Cuité e 45 para Sumé. Os estudantes contemplados com as vagas são isentos do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular da UFCG. 

Aulas

O PVS é ministrado por graduandos, cujo projeto faz parte das bolsas de extensão da universidade, e pós-graduandos da UFCG. Em 2015, o corpo docente contou com 92 professores voluntários. O conteúdo é voltado para a compreensão das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.

O material didático é oferecido pela UFCG, ficando a cargo do estudante a compra da camiseta a ser utilizada como uniforme obrigatório, a qual deve ser feita no ato da matrícula como confirmação da vaga. 

O espaço físico destinado ao cursinho possui sete salas de aulas e biblioteca própria, a qual é composta por material didático e pedagógico utilizados pelos estudantes. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

Campina Grande: das 18h às 21h30
Cuité: das 18h às 21h30
Cajazeiras: das 18h às 21h30
Sousa: das 7h às 11h45 e das 18h30 às 22h30
Sumé: das 18h às 22h

Informações

Endereço da sede: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Av. Apligio Veloso 882 - Bodocongó, Campina Grande/Paraíba.
e-mail: prevestibular@ufcg.edu.br