Questão 06 - História - Terceiro dia - Correção da Segunda fase - Fuvest 2012
Respostas:
a) O cartaz apresenta como elemento central e destacado um relógio, em torno do qual duas classes sociais, operário e burgueses, lutam na tentativa de impor seus interesses específicos. Não podemos deixar de lembrar que a Revolução Industrial tornou o relógio um mecanismo fundamental do imaginário social, levando a imensas mudanças no cotidiano das famílias operárias e contribuindo para a emergência de uma nova concepção de passagem do tempo. O cartaz busca chamar a atenção para a luta empreendida pelo movimento sindical para a regulamentação da jornada de trabalho em oito horas diárias.
b) Observando de modo mais atento, é possível reconhecer duas classes sociais em disputa na imagem, remetendo-nos ao conceito de luta de classes, popularizado pela literatura marxista. De um lado, os operários, enquanto vendedores de sua força de trabalho e explorados, lutam para manter os ponteiros do relógio em 8 horas. Do outro, os burgueses ou capitalistas (identificados pelas casacas e cartolas), proprietários dos meios de produção e exploradores, tentam avançar o relógio e ampliar a jornada de trabalho. Enfim, a concepção de luta social aqui presente não deixa dúvidas da influência marxista sobre os sindicatos da época e de sua consequente representação das classes como forças opostas na disputa pelos seus interesses específicos.