gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 11/01/2018 09h45, atualizado em 11/01/2018 09h45

Veja dicas para as provas da 2ª fase do Vestibular 2018 da Unicamp

Notícias

Marcada para os dias 14, 15 e 16 de janeiro, a etapa será composta por redação e questões discursivas. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

As provas da segunda fase da Universidade Estadual Campinas (Unicamp) começam no próximo domingo, 14 de janeiro. Mais de 15,4 mil estudantes foram classificados para esta fase, que será composta por uma redação em Língua Portuguesa e questões discursivas.

Algumas dicas são cruciais para os vestibulandos alcançarem sucesso nas provas. A primeira delas é não perder o horário, pois o acesso aos locais de provas só será permitido até as 13h. Para realizar o exame será necessário apresentar um documento de identidade, caneta de tinta preta, lápis e borracha. 

Durante a avaliação, será permitido também o uso de régua transparente e borracha. No domingo, os estudantes devem entregar uma foto 3x4 recente, com nome e número de inscrição anotados no verso.

Na hora da prova

Nas últimas edições, o Vestibular da Unicamp manteve as características e o nível de dificuldade. Por isso, não se espera grandes mudanças para as provas deste ano.

Em entrevista ao Brasil Escola, o Professor Célio Tasinafo, coordenador pedagógico do pré-vestibular Oficina do Estudante, de Campinas, disse que o conteúdo abordado nesta avaliação é muito amplo.

O vestibulando não deve perder tempo tentando adivinhar temas de questões antes da segunda fase. (Célio Tasinafo)

Ainda de acordo com Célio Tasinofo, a dica principal é ficar atento ao modo de responder as questões discursivas, pois esse pode ser o diferencial para a aprovação. Além disso, o professor listou 5 dicas para a segunda fase do Vestibular da Unicamp:

1 - Organize a resposta em frases curtas, pois a clareza da resposta vale mais do que o tamanho do texto;

2 - Seja objetivo, respondendo apenas o que a questão pede. Você não vai ganhar pontos por responder além do que é pedido, pelo contrário, pode perder se o corretor interpretar que está apenas delongando a resposta;

3 - Se a questão pedir para citar fatores, cite no máximo 2, visando a objetividade da resolução;

4 - Elabore e organize a resposta primeiro na sua cabeça e depois passe para o papel.

5 - Saiba organizar o raciocínio na hora de responder as questões de matemática, qualquer dúvida pode levar o corretor a entender que o resultado certo foi sorte;

Redação

No caso da prova de redação, o candidato precisar ter consciência de que a Unicamp não costuma cobrar dissertação, como acontece no Enem e Fuvest, por exemplo. Por isso, os estudantes devem estudar os diferentes tipos de gêneros textuais, como convites oficiais, carta, fábula, verbete, relatório e resumo, além de redobrar a atenção na hora de construir o texto.

Como faltam poucos dias para as provas da segunda fase e não dá tempo de revisar todo o conteúdo, a sugestão do Professor Célio Tasinafo é revisar os Gêneros Textuais.

Unicamp 2018

Nesta edição, a Unicamp disponibiliza 3.340 vagas em 70 cursos de graduação ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba. Apesar de já ter aprovado um Sistema de Cotas para oferta de vagas, a mudança ainda não vale para o Vestibular 2018.

O que vale para este processo seletivo é o Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), que beneficia os estudantes oriundos de escolas públicas podem participar do. Por meio do PAAIS, os estudantes recebem bônus nas notas da primeira e segunda fases.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola