Vestibular UFRN

Por Ítalo Augusto Souza de Assis

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Terminei ontem (25/11) a última das três avaliações do vestibular da UFRN e irei fazer agora uma análise dos fatos e dos primeiros resultados.

Cheguei ao Rio Grande do Norte na sexta-feira (21/11) por volta de meia noite. No mesmo dia, tive que ir à sede da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) para solicitar o cartão de inscrição, necessário para participação no vestibular. Não havia lido corretamente o edital e, por isso, não providenciei fotos datadas e o comprovante de matrícula.

Fui consegui-los às pressas. Tive alguns empecilhos para tirar as fotos porque era feriado em Natal. Quanto ao atestado de matrícula, pedi ao CEFET-BA para enviar por fax. Com todos os itens em mão, voltei à sede da COMPERVE, e peguei o cartão.
No sábado, participei do IV Natal Java Day, no CEFET-RN.

Dia 23/11 foi a primeira prova: Uma avaliação objetiva com 60 questões, sendo doze por disciplina: Química, Biologia, Física, Matemática e Inglês. Na segunda, outra prova objetiva, esta contendo 44 questões: 20 de português / Literatura Brasileira, 12 de História e o restante de geografia. Nestas avaliações com questões de múltipla escolha, a exceção de matemática e inglês, tive um rendimento abaixo do esperado por mim.


Clique para ampliar

Também na segunda fiz a redação. O tema era, para minha surpresa, a eficiência da propagada eleitoral gratuita em determinar o voto do eleitor. Eu achei o tema muito interessante e, acredito eu, tive facilidade de discorrer sobre ele. Fiz minha dissertação afirmando que a propaganda eleitoral gratuita em parte contribui, em parte não. Meus argumentos foram relativos aos mecanismos de camuflagem da realidade nas propagandas e sobre a inabilidade crítica de muitos eleitores, entre outros.

Por último veio a prova com 12 questões discursivas de matemática, física e matemática (4 de cada disciplina). A esta altura, eu já estava ciente do meu baixo desempenho nas provas objetivas e já tinha, em parte, perdido a tranqüilidade dos outros dias. Consegui resolver, sem maiores dificuldades, 4 questões de matemática, 3 de física e ½ de química. Também respondi as outras questões, mas sem a mesma segurança das primeiras.

Enfim, fazendo uma análise geral, espero que a redação e a prova discursiva compensem meu desempenho na prova objetiva. Daqui a alguns dias deverá ser publicada uma classificação parcial contendo apenas as notas da parte objetiva, na qual, provavelmente, ficarei em alguma colocação desprivilegiada. Mas, espero eu, estar entre os 66 primeiros na classificação final, que deverá ser publicada em janeiro.

O próximo vestibular será o do ITA, entre 9 e 12 de dezembro, também aqui em Natal. Até lá ficarei fazendo alguns estudos relativos ao curso de iniciação científica e matemática e trabalhando na próxima versão do meu site.