Universidade gratuita: para todos?

Por Adrielle Lopes de Souza

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A maioria dos estudantes do ensino médio almeja freqüentar aulas numa universidade pública. O curioso é que boa parte do tempo de estudo destes alunos se dá em escolas privadas. Então, por que o interesse tamanho em cursar uma universidade gratuita?

Para se conseguir uma vaga na universidade pública, o estudante precisa ser aprovado no vestibular, onde será posto em prática todo conhecimento adquirido durante o ensino fundamental e médio. Mas, geralmente, quem estuda em colégio público, raramente assimila todos os assuntos cobrados na prova do vestibular, ou por falta de professores capacitados, ou pela falta de tempo para conciliar os estudos com o trabalho, por exemplo.Logo, estes estudantes apresentam maior dificuldade para fazer parte do quadro discente da universidade pública.

Diferente dos estudantes de escolas públicas, aqueles que passaram toda vida escolar em colégios privados, adquiriram maior conhecimento das disciplinas, tiveram uma assídua participação do professor, além de alguns ainda disporem de cursos extras, oferecendo-lhe todo suporte necessário para serem aprovados em qualquer universidade pública. Por isso, que, ao visitar uma universidade pública, a impressão que se tem é de que se está num ambiente de abastados jovens, inseridos em seus respectivos grupinhos fechados, completamente despreocupados com a sociedade alheia, acreditando que o mundo gira ao vosso redor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim sendo, é incoerente afirmar que a universidade pública é para todos. Na verdade, ela é para uma minoria privilegiada, de preferência, ex- estudantes de escolas privadas. A universidade gratuita existe só no nome e no slogan. Na prática, o que se vê são jovens da classe dominante, que cursam os melhores cursos nas mais conceituadas universidades públicas. Quanto aos demais, só resta esperar pela vaga no sistema de cotas, ou programas governamentais. Desse jeito, a universidade pública jamais será de todos, como deveria ser.


Tantas universidades e tão poucas vagas: por que a universidade pública não é acessível para estudantes de escolas públicas?

Veja nossa lista de Universidades brasileiras

Conheça o perfil de Adrielle Lopes