Uma suntuosa profissão

Por Marcos Oliveira Mendes

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Despertando paixões e desiludindo muita gente também, ela é a “princesa” da área um. Como espelho do progresso do gênero humano, aplica princípios científicos e matemáticos, experiência e bom-senso, de forma a beneficiar o homem com a construção de utilidades e, desse modo, contemplar as suas carências. Já sabe quem ela é? Isso mesmo, a Engenharia!


A engenharia é uma das áreas mais disputadas pelos vestibulandos

Oriunda da palavra latina “ingeniu”, que significa faculdade inventiva, talento, essa carreira é, genericamente, a aplicação de conhecimentos especializados (científicos) de algumas áreas do saber à concepção de estruturas e dispositivos, em conformidade com idéias bem planejadas. Usada há milênios no mundo, como na construção das pirâmides do Egito, à guisa de exemplo, ela é de grande valia à humanidade.


Giza: técnicas de engenharia no Egito antigo

Hoje, esse ofício desmembra-se em vários ramos, tais como: engenharia elétrica, química, mecânica, civil, de computação, mecatrônica, de produção, aeronáutica, ambiental entre outras. Todas se especializam cada vez mais, com cursos surgindo a cada ano, o que revela como o mercado dessa área encontra-se em expansão. Esse crescimento é influenciado pelo aumento da construção civil, da indústria pesada, pela criação de usinas hidrelétricas e pelo uso cada vez maior de processos químicos industriais. Cresce também,  em igual proporção, o déficit de mão-de-obra qualificada, ou seja, pode-se dizer que as empresas estão "andando à caça" de engenheiros hoje em dia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, além de tradicional e glamourosa, a Engenharia caracteriza-se como uma profissão que impele o planeta ao avanço e aperfeiçoamento, isso através de pesquisas constantes no campo tecnológico (principalmente), satisfazendo as necessidades humanas e, por conseguinte, tornando mais fácil a sua vida.

Conheça o perfil de Marcos Mendes

Veja mais sobre os cursos na área de Engenharia