UERJ 2009

Por Fernanda

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Na mesma semana em que estudantes invadiram a reitoria da UERJ reivindicando alojamento, bandejão e creche para seus filhos, candidatos realizaram o exame vestibular para se tornarem alunos desta mesma universidade. Em meio à ameaça de não haver prova por conta dos protestos, o segundo exame de qualificação do vestibular UERJ 2009 transcorreu tranqüilamente e atraiu cerca de sessenta mil vestibulandos: alguns procuravam melhorar a nota da prova anterior (ocorrido no final do mês de junho), outros faziam pela primeira vez (tendo dispensado, por algum motivo, a primeira avaliação).

Foram sessenta questões objetivas – quinze de língua portuguesa, seis de língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês – opções feitas previamente no ato de inscrição), dezessete de geografia e história, e vinte e duas de matemática, física, química e biologia. Priorizando a interdisciplinaridade, as questões de ciências naturais interligavam química, física, matemática e biologia. A conexão entre estas disciplinas exigia um conhecimento básico de duas delas como, por exemplo, a que unia matemática à física, através de um enunciado que relacionava os conceitos de matriz (matemática) e trabalho (física).

As questões de ciências humanas demandavam um conhecimento do mundo atual, mais de geografia e menos de história. As quinze de língua portuguesa e as seis de língua estrangeira não exigiam grande conhecimento de gramática, na verdade a maior parte requeria atenção e compreensão dos textos, ou seja, muita interpretação.

Depois desta etapa, os aprovados, aqueles que obtiveram conceitos A, B, C ou D farão a segunda e última fase (que ocorrerá no dia 07 de dezembro) e levarão consigo um bônus de vinte, quinze, dez ou cinco pontos, respectivamente, de acordo com seu percentual de aproveitamento. Apenas os vestibulandos que tiraram conceito E, isto é, com margem de acerto inferior a 40% das sessenta questões, estarão eliminados da segunda fase, que será totalmente discursiva e específica dependendo da área de escolha do candidato (humanas, biológicas ou exatas). O resultado final está previsto para o dia 14 de janeiro de 2009.

Veja o perfil de Fernanda Badolati

Começam inscrições do Exame Discursivo da UERJ

Faça o download das provas e gabaritos dos Exames de Qualificação da UERJ