Por que o ouro é tão difícil?

Por Adrielle Lopes de Souza

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta vigésima nona edição dos Jogos Olímpicos, sediada em Pequim, nota-se a presença de uma enorme quantidade de esportistas do mundo inteiro, todos altamente capacitados e preparados para conseguir o ouro, representando seus respectivos países. Mas, por que é tão difícil trazer o ouro olímpico para o Brasil?

Nós, cidadãos brasileiros, nos acostumamos a cobrar que nossos atletas sejam os melhores do mundo, talvez por causa do nosso tradicional futebol, reconhecido em todo o mundo como o melhor. Exigimos que nossos esportistas olímpicos tragam consigo medalhas, de preferência, as de ouro. Porém, nos esquecemos que, nações como China, Estados Unidos e Inglaterra lideram o ranking de medalhas olímpicas, não somente por causa do desempenho dos seus atletas, mas acima de tudo porque investem pesado nos esportes, patrocinam seus esportistas, e lhe dão toda assistência necessária para que eles consigam as melhores posições no pódio olímpico, o que nem sempre acontece no Brasil.


A sonhada: conseguir uma destas não depende só do atleta

Os competidores brasileiros por si só já são heróis. A maioria deles não recebe sequer um mínimo de colaboração dos nossos governantes, os quais dificilmente se preocupam em investir nos esportes coletivos, nem tampouco nos individuais. Não raro, alguns dos atletas do Brasil, passam a vida inteira se dedicando ao esporte somente com a ajuda de parentes e amigos, passam por inúmeras dificuldades e limitações, que quase nunca vem ao conhecimento do público. Mesmo assim, ainda exigimos que eles consigam os melhores resultados, como bons torcedores que somos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando um de nossos atletas recebe uma medalha olímpica, mesmo que não seja de ouro, ou ainda que apenas se destaquem entre os melhores do mundo, sem necessariamente subir ao pódio, devemos nos lembrar que os esportistas brasileiros lutaram muito para chegar onde estão. Tudo que eles conseguem são com méritos próprios, fruto de muita garra, coragem, determinação e fé. Então, imagine como seria se o Brasil investisse mais em nossos atletas, dando-lhes todo o suporte para dedicar-se ao esporte que praticam. Certamente, trazer o ouro pra cá não seria tão difícil.

Conheça o perfil de Adrielle Lopes

Leia mais sobre a mais cara Olimpíada da história