Por que devo conhecer e dominar as regras da comunicação?

Por Marcos Oliveira Mendes

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE


Comunicar-se, como ato substancial às relações sociais (sejam elas de quaisquer tipos), é intrínseco aos seres vivos, isto é, por meio da comunicação é que revelamos nossas carências, anseios e, mais que isso, exteriorizamos todos os nossos pensamentos.

Entender como se dá tal processo, quais os elementos envolvidos nele e saber diferenciar as suas funções torna-se quesito também impreterível à convivência em sociedade. Não obstante, deve-se compreender a relevância do domínio das diversas modalidades que a Língua Portuguesa assume (norma culta: formalidade e coloquial: gírias e demais expressões admitidas no cotidiano), aplicando-as apropriadamente.

Infere-se que, então, uma comunicação clara e assertiva, em qualquer profissão, se faz necessária desde a elaboração de projetos científicos – artigos, monografias, relatórios, confecção de livros com linguagem técnica e ao mesmo tempo inteligível, entre outros – até a comunicação diária no local em que o profissional desempenha suas atividades, seja para elaborar documentos em geral, seja para se fazer entender com lucidez, ao passar regras e/ou informações, por exemplo.

Veja o perfil de Marcos Oliveira

Conheça os cursos de Comunicação Social