Neonazismo

Por Ítalo Augusto Souza de Assis

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O movimento nazista foi um marco da história mundial. Teoricamente foi derrotado a cerca de cinqüenta anos, mas, na prática, vemos que ainda existem pessoas e grupos inspirados nos ideais deste regime governado por Adolf Hitler.

Estes grupos são denominados neonazistas e estão presentes em várias partes do mundo. São formados, na sua maioria, por jovens e têm seu foco no preconceito racial camuflado nas entrelinhas da exaltação dos arianos. Um exemplo são os skinheads presentes em muitos países, principalmente, não por acaso, na Alemanha.


Grupos neonazistas

Sobre o país mencionado, podemos dizer que possui a maior quantidade desses grupos, herança da sede do regime totalitário nazista que aí existiu. Nele, como também em outras nações, foram registrados casos de preconceito explícito e implícito aos negros, aos estrangeiros e homossexuais muitas vezes de forma violenta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar da repressão a estes ocorridos, ainda existem muitas bandas de música que compactuam com o objetivo neonazista, exaltam a supremacia ariana e manifestam discriminação. Estas atitudes também podem ser observadas nos meios de comunicação.

A questão a ser solucionada diz respeito ao entendimento deste movimento mundial. É necessário compreender o que leva esses indivíduos a tomarem determinadas atitudes, para assim descobrir e “cortar a raiz” deste grave problema social.

Veja o perfil de Ítalo Augusto

Entenda melhor o Nazismo

Fatos da História Relacionados com o Nazismo

Quem são os skinheads?