Mudar de curso, difícil escolha

Por Adrielle Lopes de Souza

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Ao completar o ensino médio, muitos estudantes vêm no curso universitário um seguro alicerce para adentrar no mercado de trabalho com a certeza de que, desta forma, exercerão sua profissão para o resto de suas vidas. Entretanto, nem sempre se faz a escolha do curso certo. E então, é preciso mudar.
Mudar de curso universitário não parece ser tarefa fácil, assim como todas as demais mudanças na vida de qualquer ser humano, requer muito mais que aptidão pessoal. Exige acima de tudo, muita coragem e determinação. Afinal é um tanto quanto cômodo concluir um curso que não se tenha vocação para exercê-lo profissionalmente, pela justificativa única de antecipar a chegada ao mercado de trabalho, que voltar e tentar mudar para o curso que realmente se almeja.
Algumas pessoas, ao adotarem esse tipo de comportamento, inclusive tentando mudar de curso mais de uma vez, são consideradas insanas. No entanto, é bem provável que esses corajosos e indecisos seres humanos tornar-se-ão profissionais competentes e dedicados. Diferente de muitos outros que preferem fazer uma espécie de pacto com a mediocridade, pela simples questão de não gostarem daquilo que exercem, e mesmo assim, permanecem imutáveis.
Embora essa questão relacionada à mudança de curso possa ser relativa, é importante apreciar e apoiar tais atitudes, pois quando os estudantes concluem o ensino médio, muitos ainda não sabem qual carreira seguir. Logo, eles têm grandes chances de optar pelo curso que não se identificam. Então, nada mais aceitável que eles mudem, visto que agindo assim, a probabilidade de se tornarem excelentes profissionais é imensa.