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Minha área de atuação é a informática. Por isto resolvi prestar vestibular este ano para Engenharia e Ciências da Computação. De acordo com as minhas possibilidades, escolhi fazer inscrição no processo seletivo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
É a primeira vez que irei fazer vestibular e, durante as etapas já vividas desta experiência, pude notar várias incoerências. O processo do pedido de isenção é um exemplo. Quando um vestibulando opta por solicitar este benefício subentende-se que este queira diminuir a despesa total do concurso vestibular. No entanto, é prática da maioria das instituições exigir que o candidato faça o requerimento pessoalmente e no órgão responsável pelo processo. No meu caso, por exemplo, o custo com a emissão de 2ª via dos documentos necessários e com passagens é superior ao valor da inscrição.
Outro ponto diz respeito às questões das provas. Pude notar que a resolução de muitas destas está associada à aplicação de fórmulas, principalmente em física, matemática e química. Na minha concepção, as provas deveriam buscar fazer uma análise da capacidade de raciocínio e argumentação do candidato, além do seu conhecimento sobre processos políticos, sociais, econômicos, culturais, entre outros, e não a capacidade de fixar informações e decorar fórmulas.
Aprofundando neste tema, podemos chegar a outras incógnitas. Como exemplo, os editais, que deveriam facilitar o entendimento do processo, acabam por detalhar muitas coisas e suprimir informações prática essenciais. Quanto a isto, achei interessante o método da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) da UFRN que além do edital fez um manual do candidato, com informações de forma simplificada. Outra questão diz respeito às datas das provas as quais, em muitos casos, são no mês de novembro, sendo que, normalmente o ano letivo tem seu término em de dezembro.
Sinto a necessidade de rever conteúdo das disciplinas de Biologia, Física e Química. Preocupo-me também porque os encontros, eventos e provas, neste último semestre, reduzem meu tempo de estudo.
Decidi fazer um curso de inglês, comecei o estudo de um livro de cálculo e aplicações e estou no terceiro dos cinco livros para o vestibular da UFRN. Fiz o ENEM e um simulado que houve na minha escola. No entanto, vejo que ainda há uma necessidade de revisar assuntos e aprimorar habilidades para fazer o vestibular realmente preparado.
Veja perfil de Ítalo Augusto
É a primeira vez que irei fazer vestibular e, durante as etapas já vividas desta experiência, pude notar várias incoerências. O processo do pedido de isenção é um exemplo. Quando um vestibulando opta por solicitar este benefício subentende-se que este queira diminuir a despesa total do concurso vestibular. No entanto, é prática da maioria das instituições exigir que o candidato faça o requerimento pessoalmente e no órgão responsável pelo processo. No meu caso, por exemplo, o custo com a emissão de 2ª via dos documentos necessários e com passagens é superior ao valor da inscrição.
Outro ponto diz respeito às questões das provas. Pude notar que a resolução de muitas destas está associada à aplicação de fórmulas, principalmente em física, matemática e química. Na minha concepção, as provas deveriam buscar fazer uma análise da capacidade de raciocínio e argumentação do candidato, além do seu conhecimento sobre processos políticos, sociais, econômicos, culturais, entre outros, e não a capacidade de fixar informações e decorar fórmulas.
Aprofundando neste tema, podemos chegar a outras incógnitas. Como exemplo, os editais, que deveriam facilitar o entendimento do processo, acabam por detalhar muitas coisas e suprimir informações prática essenciais. Quanto a isto, achei interessante o método da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) da UFRN que além do edital fez um manual do candidato, com informações de forma simplificada. Outra questão diz respeito às datas das provas as quais, em muitos casos, são no mês de novembro, sendo que, normalmente o ano letivo tem seu término em de dezembro.
Sinto a necessidade de rever conteúdo das disciplinas de Biologia, Física e Química. Preocupo-me também porque os encontros, eventos e provas, neste último semestre, reduzem meu tempo de estudo.
Decidi fazer um curso de inglês, comecei o estudo de um livro de cálculo e aplicações e estou no terceiro dos cinco livros para o vestibular da UFRN. Fiz o ENEM e um simulado que houve na minha escola. No entanto, vejo que ainda há uma necessidade de revisar assuntos e aprimorar habilidades para fazer o vestibular realmente preparado.
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