Metade de 2008 já foi: Veja os principais acontecimentos!

Por Ítalo Augusto Souza de Assis

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

“Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre” (Salmos 112,2). Quero agradecer também a minha família, professores, amigos e à equipe do Brasil Escola que me proporcionaram a oportunidade ser membro do Vestiblogando. Para começar achei interessante relembrarmos alguns acontecimentos e discussões que já aconteceram neste ano e que podem ser úteis no vestibular.

Grandes descobertas foram realizadas. Pesquisadores da Universidade de Newcastle encontraram aquela que pode ser a solução para uma série de patologias causadas por defeitos no DNA mitocondrial: a transferência de núcleo do embrião. Em Marte, a Nasa, através da missão Phoenix, encontrou água. Hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono) foram encontrados na maior lua de Saturno.

Polêmicas nos rondaram. O uso de células tronco embrionárias gerou, e ainda gera, muita discussão em todo o mundo. O programa nuclear norte coreano e as FARC causaram enorme tensão na comunidade internacional. No Brasil, a Lei Seca considera crime a direção de veículos por motoristas que tenham ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica. Há especulação relativa ao direito internacional sobre a Amazônia. A produção de biocombustíveis é para o Brasil como um excelente investimento econômico, no entanto, foi considerada responsável pelo aumento mundial dos preços dos alimentos. As saídas de Marina Silva e Gilberto Gil de seus ministérios causaram discussões.

Na economia vivemos sob a sombra do risco de recessão da economia norte americana, o real se valorizou e o Brasil recebeu dois investment grade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A crise dos EUA ameaçou levar o mundo para o buraco

Tivemos algumas boas notícias no que tange aos aspectos sociais. Pesquisa realizada por revista norte americana mostra que seis entre os dez homens mais ricos do mundo são de países em desenvolvimento como México e Índia. Registrou-se uma ascensão considerável de pessoas das classes D/E para classe C, que corresponde a classe média.

Deparamos-nos com notícias que nos fazem desacreditar no poder público brasileiro. Os prisioneiros possuem armas e drogas nas celas, além de telefones celulares com os quais podem articular crimes. Chega-se ao ponto de presidiários deterem as chaves de seus próprios cárceres. Espantou-nos a epidemia de dengue no país, principalmente no Rio de Janeiro, que já contava, em Abril, mais de 57 mil casos.

Já este ano as urnas passarão a utilizar software livre. A tecnologia 3G de telefonia celular e a TV digital possibilitarão melhor qualidade de vida aos brasileiros. As Olimpíadas e a possibilidade de vida em Marte chamam nossa atenção.

Foram muitos acontecimentos neste ano, mas, muita atenção, por que vários outros ainda estão por vir.

Leia mais sobre a Lei Seca no Brasil

Conheça o perfil de Ítalo Augusto!