Internet: Faca de dois gumes

Por Marcos Oliveira Mendes

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Quando a expressão ".com.br" surgiu, Romário já era o gênio da grande área e o real, moeda brasileira. O avanço da tecnologia, causado pela popularização da internet, cresceu com tanta rapidez que parece que a vida sempre foi fácil. Por outro lado, a população da camada baixa da sociedade vive com um grande empecilho: a exclusão digital.

A internet dispõe de conteúdo numerosíssimo. Mapas, entretenimento, pesquisas escolares ou o que for. É difícil encontrar empresas que ainda não possuam "e-mails" e/ou "sites" para possibilitar o acesso mais prático aos seus serviços ou produtos. Apesar de não ser tão antiga, ela encontra-se difundida em nível mundial e colabora com a agilidade e destreza das relações sociais.

Infelizmente, sua expansão global tem um custo que nem todos podem pagar (aquisição do computador, assinatura entre outros). Assim, existe uma barreira entre a parcela pobre das pessoas e a inclusão digital. A invasão de dados pessoais, muitas vezes para fins ilícitos, caracteriza-se como outro prejuízo notável proporcionado por ela. Baratear as despesas e criar programas mais seguros são iniciativas que podem ser adotadas pelo governo e pelas empresas para reduzir ou acabar com tais problemas.

De fato, a internet facilitou bastante os negócios e a vida de forma geral. Para os que insistem em utilizá-la para prejudicar os outros, punições devem surgir em contrapartida, através de leis mais severas. Quanto ao problema da exclusão digital, incluir por meio das escolas e de cursos dentro das próprias empresas, junto aos custos reduzidos para a compra de computadores, se não eliminá-lo, decerto trará ao menos uma apreciável redução.

Conheça o perfil de Marcos Oliveira Mendes


Saiba um pouco mais sobre Educação Digital


Leia: "Comunidades virtuais: Um caminho para a inclusão social"