Enquanto isso, nos EUA...

Por Fernanda

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Resolvi falar sobre as eleições americanas no primeiro post porque acho que é um assunto importante que pode ajudar no vestibular, já que tratamos do comando da maior potência do mundo.

Após disputadas primárias, foram definidos os dois principais candidatos à presidência dos Estados Unidos. John McCain, candidato republicano, já havia participado das primárias em 2000 contra George W. Bush, tendo a seu favor o fato de ser ex-prisioneiro de guerra e ser considerado por muitos um expert em segurança nacional, além de ter criticado a estratégia inicial dos EUA na guerra do Iraque. McCain é um dos principais apoiadores da chamada “surge” (estratégia que aumentou o número de tropas americanas no Iraque e reduziu drasticamente o número de mortes das tropas americanas).

O candidato dos Democratas, Barack Obama, é um fenômeno nos EUA após ter derrotado Hillary Clinton, considerada imbatível por grande parte da imprensa e do próprio partido Democrata, com chances reais de ser tornar o primeiro presidente negro dos EUA (Veja aqui quais foram os erros de Hillary e os acertos de Obama durante a pré-candidatura). Contra a Guerra do Iraque desde o começo, apesar de ter admitido uma vez que não sabe como teria votado se estivesse no Congresso em 2002, Obama angariou o apoio de grande parte da imprensa e bate recordes na arrecadação de dinheiro.

Esse ano é considerado “um ano dos Democratas”, porque a economia está em dificuldades e mais de 80% das pessoas (segundo pesquisa do instituto AP-Ipsos), acreditam que o país está no caminho errado, além disso, o presidente republicano é um dos mais impopulares da história do país. A despeito de tudo, Obama tem uma vantagem de apenas 3 a 7% nas pesquisas, aparecendo atrás de McCain em algumas.Isso pode ser explicado pelo fato de que Obama é conhecido pela maior parte da população mas, ainda assim, suas políticas e sua vida são relativamente desconhecidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Será que Obama e os Democratas podem tirar os EUA da crise?

Resta a todos nós torcermos para que o melhor candidato seja eleito no dia 4 de novembro, e que este presidente consiga solucionar os problemas mundiais através do multilateralismo e, dessa forma, fortaleça a ONU e outras instituições que prezem o desenvolvimento econômico das diferentes nações e a paz mundial.

Veja como é eleito o presidente nos Estados Unidos

Conheça o perfil de Fernanda Badolati!