ENEM 2008

Por Fernanda

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No penúltimo domingo (31), cerca de quatro milhões de pessoas realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – considerado por muitos, mais difícil que a prova de 2007. O resultado está previsto para o mês de novembro.

O ENEM é tão procurado porque é a porta de entrada para muitos que querem ingressar na faculdade através do Prouni, programa do governo federal que distribui bolsas de estudo a pessoas com insuficiência de renda para custear o ensino superior. Contudo, o ENEM raramente funciona como um vestibular, ou seja, permitindo entrada direta nas faculdades públicas, normalmente ele funciona como um bônus. Aqui no Rio de Janeiro, a Unirio (universidade pública federal) reserva 50% das vagas aos aprovados no ENEM.

Os candidatos que conseguem alcançar 70% de acertos – média da prova objetiva somada à redação – são classificados e ordenados decrescentemente. Apesar disso, a Unirio tem como política não divulgar a nota mínima nem a nota máxima exigidas em seus cursos para o ingresso de estudantes selecionados através do ENEM.

A redação do ENEM 2008 sofreu modificações em relação aos anos anteriores onde um único assunto era proposto. Este ano os candidatos puderam escolher entre três temas, todos relacionados à Amazônia. Houve reclamações de que a prova estava cansativa e com textos extensos. No entanto, muitas vezes, conseguir ler o enunciado até o final garantia o acerto da questão através de uma simples interpretação. O fato é que depois algumas questões, isso já se tornava difícil, na verdade quase impossível...

Fiz a prova do ENEM, e também achei muito cansativa: depois de um caderno de provas com dezoito páginas (num total de sessenta e três questões) ainda me deparei com uma redação de um tema, no mínimo, complexo. Prestei também o exame de qualificação da UERJ (sessenta questões) e achei mais complicado que a prova do ENEM, já que o primeiro exige mais conhecimento “técnico das disciplinas” do que propriamente leitura interpretativa. Saí do exame da UERJ mais “acabada” do que quando saí do ENEM, na verdade me senti exaurida!!! Outra diferença entre eles é que a UERJ dá ao candidato uma segunda chance: aquele que não conseguiu alcançar a nota desejada no primeiro exame pode tentar melhorá-la numa segunda oportunidade que, neste caso, acontece no próximo domingo dia 14 de setembro.

Conheça o perfil de Fernanda Badolati

Faça o download da prova do Enem 2008

Acompanhe a resolução comentada de todas as questões

Entenda a relação entre o Enem e o ProUni

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)