Diário de blog V

Por Fernanda

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Consideremos todo o estresse do processo do vestibular: semanas de estudo intenso, bibliografias enormes, corrida contra o tempo, deslocamento até o local do exame, a infernal espera até o momento de abrir o caderno de provas, copiar as respostas, conferir o gabarito... E, como não poderia deixar de ser, a angústia de aguardar o resultado.
Pior que tudo isso: o resultado não sair no dia previsto!

A lista dos aprovados pelo ENEM para a UNIRIO, cuja liberação estava prevista para a segunda quinzena de mês de novembro, não saiu no dia pretendido. A UNIRIO recebe a pontuação do ENEM antes mesmo dos vestibulandos e divulga apenas os nomes dos aprovados, sem suas respectivas notas.

Como já disse aqui antes, a UNIRIO é a única universidade pública do Rio que aceita a pontuação do ENEM como forma de ingresso em seus cursos. Deste modo, o resultado era aguardado para o dia 17, isentando da prova marcada para hoje, quinta-feira dia 20, os optantes pelo ENEM que obtiveram a pontuação exigida. Para os não-optantes e para aqueles que não alcançaram a pontuação mínima obrigatória, a prova aconteceria como um “exame vestibular de praxe”.

Acho muito pequeno o espaço de tempo entre a divulgação da listagem da UNIRIO dos aprovados pelo ENEM e o exame vestibular desta universidade. O fato de a nota não ter sido divulgada no prazo previsto prejudica aqueles que não moram na cidade do Rio, tumultuando suas agendas de provas. O que dizer então daqueles que não moram no Estado do Rio, onde o dia de hoje não será comemorado como feriado de Zumbi dos Palmares? Lembremos ainda que no próximo domingo, dia 23, acontecerá a segunda etapa do vestibular da UFRJ. Nesta fase, todas as provas serão específicas.