Diário de blog I

Por Fernanda

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Tentando retomar a proposta inicial do blog, começo hoje uma espécie de relato quinzenal do meu cotidiano. A idéia é escrever sobre a vida de vestibulando, sobre a escola, as pressões e mesmo as provas do vestibular aqui do Estado do Rio.

Assim, é preciso dizer que estou a exatos trinta dias do exame da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde vou prestar para Jornalismo. A primeira prova, no dia 09 de novembro, é constituída por disciplinas não-específicas, que no meu caso são Biologia, Química, Física e Matemática, e pelas provas de Língua Portuguesa e Redação, cuja pontuação vale tanto quanto as específicas.

Duas semanas depois, no dia 23, farei a segunda prova. Desta vez, com as matérias específicas da área de minha escolha, ou seja, História, Geografia e Inglês. A prova possui uma média de dez questões com duração de cinco horas, e o caráter diferencial está no fato de todas as provas, específicas e não-específicas, serem integralmente discursivas.

No dia 20 de novembro, antes da segunda prova da UFRJ, acontece a prova da Unirio (Universidade do Rio de Janeiro), para aqueles que não conseguiram ingressar pelo ENEM. No Estado do Rio, a Unirio é a única universidade pública que aceita o Exame Nacional do Ensino Médio como substituto para o vestibular. Aqui, a prova é composta por setenta questões objetivas na primeira fase; trinta questões de Língua Portuguesa, trinta e cinco de cada específica e uma redação, compõem a segunda etapa.

Em 07 de dezembro, é a vez do exame da UERJ, para onde vou prestar também para Jornalismo. Esse exame é constituído por cinco questões de Língua Portuguesa, Redação e dez questões específicas (todas discursivas), que nesse caso são Inglês e História, tendo esta última peso dois.

Escolhi prestar vestibular somente para três universidades – UERJ, UFRJ, e Unirio – mas a maior parte das pessoas que conheço vai prestar para algo em torno de seis universidades. Falei aqui, hoje, sobre as provas de um modo bastante geral. Daqui a duas semanas falo um pouco sobre meu dia-a-dia como vestibulanda.