Banda larga no Brasil

Por Ítalo Augusto Souza de Assis

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE


O acesso à internet se tornou uma tendência mundial, a cada dia aumenta o seu número de usuários, e no Brasil não é diferente. O Brasil atingiu 8,1 milhões de conexões internet banda larga no ano de 2007, um crescimento de aproximadamente 31%. O maior crescimento foi no número de usuários domésticos.

Muitas pessoas aderem à internet visando o desenvolvimento pessoal, obtendo informação, conteúdo, diversão e praticidade em um único equipamento. O acesso à internet traz a comodidade e a eficiência desejada pelos usuários, além de ser uma maneira de acompanhar a evolução.

O período de queda do dólar no último ano, o maior número de computadores vendidos e o aumento da oferta do serviço causado pela ampliação das redes de telefone fixo e cabo, são fatores que explicam este crescimento contínuo de conexões banda larga no Brasil.

Se o Brasil continuar desta forma deve aumentar, no máximo, 30% o número de conexões banda larga em 2008. No entanto, “este ano pode trazer novos fatores que estimulariam um crescimento maior”, diz Pedro Ripper, presidente da Cisco. A tecnologia 3G de telefonia celular, que traz a possibilidade de uma banda larga móvel de melhor qualidade, é um exemplo disto.

A Banda larga no Brasil, embora venha crescendo em número de usuários e velocidade, é mais cara que na maioria dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Principalmente devido a falta de concorrência, falta de regras claras e alta carga de impostos.

Enquanto não houver outra forma de interligar o mundo tão eficaz quanto à internet, tende-se a um aumento no número de usuários desta. Isto se justifica pela necessidade que organizações e indivíduos têm de manter-se atualizados e bem relacionados.

Veja o perfil de Ítalo Augusto