Acima de tudo o conhecimento

Por Adrielle Lopes de Souza

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O tempo passou e com ele muitas horas de estudos, muitas questões resolvidas, reportagens lidas, textos bem elaborados. Então é chegado o momento de prestar o exame do vestibular. A ansiedade é indescritível e inevitável. Entretanto, nada disso terá sido válido se o vestibulando não acreditar que obterá sucesso. O que não significa necessariamente ser aprovado.

O conhecimento adquirido no período pré-vestibular é imenso. De Literatura à Química, todas as informações são importantes, embora algumas se sobressaiam sobre outras. O fato é que não raro, os alunos não se recordarão de todos os assuntos aprendidos durante este período de estudo. Ou por falta de tempo para resolver a prova, ou pela ansiedade que corrói as mentes dos futuros universitários, ou quiçá, porque muitas vezes os assuntos abordados no vestibular estão além ou aquém do que foi estudado. Mas, com certeza, quem acreditar estará a um passo da conquista por uma vaga numa Universidade.

Não obstante, alguns vestibulandos pensam que se não conseguirem aprovação no vestibular tudo terá sido em vão. Estão equivocados. O mais importante não é apenas a entrada na Universidade. Certamente isso também é de grande importância na vida de qualquer ser humano. Entretanto, resumir o esforço e a dedicação de um ano inteiro de estudos a uma prova com duração de quatro ou cinco horas é um tanto quanto simplista. O que torna o estudo para o vestibular interessante é a impressionante força de vontade dos vestibulandos, o incrível poder que eles têm de aprender e a confiança que primeiramente eles têm em si mesmos. Então, o que vier, é conseqüência.

É preciso ter consciência de que todo conhecimento adquirido é importante, não somente para ser utilizado como ferramenta no vestibular, mas também, para o cotidiano. Assim, o vestibulando estará mais tranqüilo e confiante para prestar o exame que lhe trará a vaga na Universidade. Mas, acima de tudo, estes estudantes estarão certamente mais aptos a viver com sabedoria. De preferência, que eles possam conciliar as duas conquistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)