A importância do voto

Por Adrielle Lopes de Souza

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

votar, um ato democrático
Urna eleitoral: A arma política do povo brasileiro

A Constituição da Republica de 1891, tinha como base de legitimidade do regime republicano a soberania popular exercida por meio do voto. Entretanto, na prática, o poder de decisão continuava com as oligarquias agrárias, que dominavam os governos federais e estaduais, apoiados pelos coronéis. E hoje, completamente inserido no regime democrático, como o Brasil se prepara para as eleições municipais?

Os brasileiros lutaram muito para conquistar o direito ao voto. Mulheres, escravos, estudantes, todos eles passaram por dificuldades imensuráveis, até conseguir executar o voto livre, direto e secreto. Porém, infelizmente, ainda é possível observar muitos casos de coronelismo em algumas cidades brasileiras. Isso mostra que as raízes históricas desde o século XIX, quando a maioria esmagadora da população vivia no campo, submetida à autoridade dos coronéis, não se romperam completamente.

Alguns políticos insistem em sustentar o mandonismo herdado dos coronéis dos séculos passados e continuam agindo de forma errônea, principalmente no período de campanha eleitoral. A maioria deles infringe as leis e desrespeitam a democracia. Por isso, os eleitores brasileiros precisam estar atentos a tudo que diz respeito aos candidatos que almejam um cargo político-administrativo.

É importante ressaltar que o voto é um ato democrático de alta relevância para o futuro do país. Não deve ser vendido, nem comprado, nem tampouco exigido ou obrigado. Simplesmente, deve ser executado com consciência e primor por cada eleitor, comprometido com o destino da sua cidade.

Veja o perfil de Adrielle Lopes

Mais artigos sobre a importância do voto

A Constituição de 1891