UTFPR publica Edital do Vestibular de Inverno 2024

Processo seletivo, que ofertará mais de 4,2 mil vagas, está marcado para maio
Em 21/02/2024 17h31 , atualizado em 21/02/2024 17h50 Por Silvia Tancredi

Vestibular 2024 UTFPR
Maioria dos cursos da UTFPR são da área de exatas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A UTFPR já publicou o Edital do Vestibular 2024/2, também chamado de Vestibular de Inverno 2024. O processo seletivo ocorrerá em maio em 13 cidades do estado do Paraná.

Acesse Edital Vestibular 2024/2 UTFPR 

Conforme o Edital, o prazo de inscrição para o vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) será de 26 de fevereiro e vai até 9 de abril. A taxa custará R$ 150, mas os estudantes que atendem os requisitos poderão solicitar isenção até 22 de março.

O Vestibular 2024 da UTFPR será realizado no dia 19 de maio nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

As provas serão formadas por 60 questões objetivas de matérias ministradas no ensino médio e por uma redação. O tema da redação do Vestibular 2024 da UTFPR foi: “Mas o que fazer quando o passado assombra o presente: deve-se apagá-lo?”.

Estude as provas dos vestibulares anteriores da UTFPR

Vagas Vestibular 2024 UTFPR

O Vestibular 2024 da UTFPR ofertará  4.219 vagas em 106 cursos de graduação. A maioria das carreiras é da área de exatas, sendo grande parte cursos de Engenharias

Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita.

As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e, pela primeira vez, para quilombolas.

Novidades Vestibular 2024 UTFPR

Segundo a UTFPR, haverá duas novidades neste vestibular:

  1. Inicialmente, todos os candidatos concorrerão às vagas pela ampla concorrência. Mas, caso não sejam aprovados por essa modalidade, quem se encaixa como cotista poderá concorrer às chances reservadas;

  2. Candidatos autodeclarados pretos e pardos deverão passar por bancas de heteroidentificação, previstas para serem realizadas entre 29 de abril e 7 de maio.

Para mais informações, acesse o Edital.