Unicamp esclarece polêmica da Prova de Química

Em 16/01/2008 08h02 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp divulgou ontem uma nota de esclarecimento à imprensa com relação à prova de química, aplicada no dia 14, segunda-feira. Alguns professores de cursinhos de São Paulo fizeram reclamações quanto à questão 04 da prova de Química. Segundo eles, a banca da Unicamp cometeu um engano ao, no enunciado, dizer que o ar é composto de, aproximadamente, “78% de massa de nitrogênio(...)” quando, o certo, seria dizer “78% de volume de nitrogênio(...)”.

Em resposta a tais reclamações a Comvest divulgou oficialmente (e na íntegra) o seguinte:
“A respeito de comentários vinculados pela imprensa sobre a questão 04 da prova de Química, a Comvest tem a esclarecer aos vestibulandos que:
A atmosfera é talvez o maior objeto com o qual temos contato diário. Ela circunda a terra e atinge altitudes de centenas de quilômetros. Esse objeto enorme tem uma composição que varia de lugar para lugar, com a pressão, com a temperatura, com o clima e com o tempo. No nível do mar e a 15°C, a composição aproximada do ar seco é de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% argônio em volume. No entanto, a sala de estar da questão 4 não estava no nível do mar nem a 15°C, de forma que lá a composição do ar era de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% argônio em massa. Como as massas molares dos componentes majoritários nitrogênio e oxigênio são muito próximas, na verdade a composição do ar na sala de estar é muito parecida com a do ar padrão. Portanto, acertou a resolução da questão quem seguiu o enunciado e considerou as proporções em massa.”

Por Camila Mitye