A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através do seu Conselho Universitário (Consu), anunciou nesta semana a criação de mais quatro cursos de graduação, sendo três em Limeira e um em Campinas. Confira abaixo:
- Engenharia de Telecomunicações (50 vagas, integral) – Limeira
- Sistemas de Informação (45 vagas, integral) – Limeira
- Engenharia Ambiental (60 vagas, noturno) – Limeira
- Engenharia Física (15 vagas, integral) – Campinas
As vagas dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e de Sistemas de Informação absorverão, respectivamente, as vagas oferecidas pelos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que serão extintos.
O curso de Engenharia Ambiental integrará as vagas provenientes dos cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios (30 vagas) e Tecnologia em Controle Ambiental (30 vagas). Estes dois últimos serão mantidos, mas agora oferecerão 50 vagas cada um. As vagas da Engenharia Física, por sua vez, serão oriundas do chamado Cursão (Física, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional), que segue mantido, agora com 140 vagas.
Enfermagem
Na mesma reunião, o Consu anunciou também a criação da Faculdade de Enfermagem, que não funcionará mais como departamento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Segundo o diretor da FCM, professor Mario José Abdalla Saad, “há muito tempo que o curso precisava de autonomia para crescer e ampliar a formação dos futuros profissionais”.
Por Adriano Lesme