Unicamp 2025: segunda fase do Vestibular é vista como exigente e atual por professores

Mais de 12 mil candidatos fizeram as provas da universidade ontem e hoje em várias cidades de São Paulo
Em 02/12/2024 17h42 , atualizado em 02/12/2024 18h53 Por Silvia Tancredi

Vestibular Unicamp 2025
Resultado do Vestibular Unicamp 2025 deve sair em 24 de janeiro de 2025
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudantes fizeram as provas da 2ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp ontem e hoje, 1º e 2 de dezembro. Professores consideraram exames bem atuais, mas, ao mesmo tempo, exigentes.

No domingo, os candidatos elaboraram a redação e responderam questões discursivas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ciências da Natureza.  Já hoje foi a vez de provas de Matemática, Ciências Humanas e de conhecimentos específicos (questões de disciplinas conforme o curso de escolha).

Conforme a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), eram esperados mais de 13 mil vestibulandos, mas, no primeiro dia, houve 7,5 de abtenção e, no segundo, 8,5% de ausentes.

Acesse a prova da 2ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp

Redação do Vestibular Unicamp 2025

Mateus Leme é professor de redação [1]

O Vestibular 2025 da Unicamp contou com duas opções de tema de redação. Na opinião de Mateus Leme, Professor de Redação do Colégio Oficina do Estudante, com ambos os assuntos apresentados a universidade confirmou o seu perfil atual e combativo dos últimos anos.

=>1º tema:

Comunicado à comunidade escolar sobre os riscos dos jogos eletrônicos de azar entre adolescentes e o que fazer para combater essas atividades.

"Gêneros envolvendo o ambiente escolar são frequentes nas provas de redação da Unicamp e o vestibulando deve ter percebido. O tema do "jogo do Tigrinho" configura um problema recente que preocupa a sociedade brasileira e mais uma vez a Comvest escolheu uma questão de grande relevância para o ano de 2024"

=>2º tema:

Projeto de Lei para combater a desigualdade de gênero em instituições políticas.

"Novamente, se observa o caráter engajado do Vestibular da Unicamp com temáticas que envolvem toda a sociedade. Pode-se dizer que exigir um Projeto de Lei pode ter surpreendido alguns candidatos, mas confirma a tendência da redação de abordar uma diversidade de tipologias e situações que cresce a cada ano"

Temas da 2ª fase do Vestibular Unicamp 2025

Tema quilombolas apareceu na prova da 2ª fase da Unicamp

Veja abaixo alguns temas que aparecerem nas provas da 2ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp:

  • Povos tradicionais, indígenas e quilombolas;

  • Geografia urbana, como gentrificação;

  • Geografia física, formação de cataratas e bioma Pantanal;

  • Dengue

  • Danos da fumaça do cigarro

  • Pesca de tubarões

  • Meio ambiente

  • Impacto ambiental

  • Sustentabilidade

  • Ondas de radiação na pele

  • Olimpíadas

Questões interdisciplinares

Wander Azanha, diretor do Oficina do Estudante, comenta que a 2ª fase da Unicamp trouxe questões interdisciplinares, como, por exemplo, Física com Biologia e Biologia com História. 

"A interdisciplinaridade Fisica e Biologia apareceu em duas questões: uma teórica sobre conservação de energia e quantidade de movimento numa colisão inelástica e outra clássica de ondulatória, com V = λ·f, e também envolvia biologia na história", lembra.

Humanas consideradas difíceis 

Silvio Sawaya [3]

Daniel Simões, professor de Geografia do Colégio Oficina do Estudante, analisa que a prova de geografia apresentou um nível bastante exigente, com questões muito focadas em termos de atualidade e misturando bastante conteúdo físico e humano.

Silvio Sawaya, da área de filosofia e sociologia, opina que, este ano, a prova esteve um pouco mais difícil que em relação ao ano passado porque existiram várias questões dentro da mesma alternativa.

"Foram questões trabalhosas, dependendo não só da compreensão dos textos, mas de relacioná-los abstratamente. Mas mesmo assim, considero que as questões estavam em um nível de dificuldade médio", comenta Sawaya.

Por outro lado, a prova de História teve dificuldade mediana. Marcus Vinicius Morais pensa, inclusive, que prova esse ano foi mais moderada em relação ao ano passado.

"A Unicamp, mais uma vez, na prova de História privilegiou leituras e conexões. Destaque para a questão 11 (Humanas), a respeito da fotografia. As fotos, surgidas no século XIX, e suas profundas conexões com o mundo contemporâneo, repleto de imagens e celulares", ressalta.

Questão 11 prova 2ª fase vestibular 2025 Unicamp

Matemática na 2ª fase da Unicamp 2025

Rodrigo do Carmo Silva, professor de Matemática do Colégio Oficina do Estudante, acredita que a prova de matemática manteve o mesmo nível em relação ao ano passado, apresentando temas abrangentes, como geometria plana (teorema de Pitágoras), interpretação de gráficos, variação percentual, função quadrática (máximos e imagem), princípio fundamental da contagem e médias (aritmética e ponderada).

Resultado do Vestibular 2025 da Unicamp

A previsão é que o resultado do Vestibular 2025 da Unicamp saia no dia 24 de janeiro de 2025. Os convocados deverão realizar as matrículas nos dias 27 e 28 do mesmo mês.

Conforme a universidade, devem ser realizadas mais sete convocações até o mês de março.

Leia também:

Unesp divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2025

Vagas e concorrência da Unicamp 2025

Faculdade de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo da Unicamp [2]

O Vestibular 2025 da Unicamp oferece 2.537 vagas. Desse total, há reserva de oportunidades para candidatos de escola pública, autodeclarados pretos, pardos e candidatos com deficiência. 

Conforme a instituição, o destaque da concorrência do Vestibular 2025 da Unicamp é que três cursos da área de informática estão entre os mais procurados. 

Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:

  • Medicina;

  • Ciência da Computação;

  • Arquitetura e Urbanismo;

  • Ciências Biológicas;

  • Engenharia da Computação.

Acesse a concorrência completa do vestibular 2025 da Unicamp

Para mais informações, acesse este Manual do Vestibular.

Crédito das imagens:

[1] e [3] Divulgação Oficina do Estudante