UERJ divulga resultado do Vestibular Estadual 2024

Candidatos selecionados devem garantir vaga fazendo pré-matrícula de 22 a 24 de janeiro
Em 12/01/2024 14h30 , atualizado em 12/01/2024 14h47 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A UERJ já liberou a relação de candidatos classificados no Vestibular Estadual 2024. Acesse:

Resultado Vestibular UERJ 2024

Conforme a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os estudantes selecionados devem fazer as pré-matrículas pela internet entre os dias 22 e 24 de janeiro, das 10h às 16h, na Unidade Acadêmica do curso para o qual foram aprovados.

A relação de documentos que deve ser entregue no dia das pré-matrículas bem como as demais informações podem ser vistas neste edital

O Vestibular 2024 da UERJ ofereceu 6.436 vagas em diversos cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 40 vagas para a cidade de Cabo Frio e 104 para a capital do Rio de Janeiro.

Vestibular UERJ 2024

O Vestibular Estadual 2024 da UERJ foi formado pelo Exame de Qualificação e pelo Exame Discursivo. Os inscritos somente puderam escolher as vagas na segunda seleção.

A UERJ contou com dois Exames de Qualificação, os quais foram aplicados nos dias 4 de junho e 3 de setembro. Em ambos, os estudantes responderam questões objetivas de conhecimentos gerais.

O Exame Discursivo foi realizado no dia 3 de dezembro e foi composto por questões dissertativas de Língua Portuguesa, de Redação e de outras duas disciplinas específicas aos cursos escolhidos, valendo 20 pontos cada. 

Como é o vestibular da UERJ?

O vestibular da UERJ é diferente dos outros processos seletivos. Ele é formado por Exame de Qualificação + Exame Discursivo.

Veja abaixo os detalhes:

  • Exame de Qualificação: a universidade abre inscrições para duas dessas provas, as quais são formados por questões objetivas de conhecimentos gerais. No primeiro exame, são aprovados para a próxima etapa os candidatos que alcançam 40% do total da prova. Caso eles não atinjam essa nota, podem tentar o segundo exame de qualificação.

  • Exame Discursivo: podem se inscrever nessa etapa os aprovados no exame de qualificação. Essa fase conta com redação e questões discursivas de acordo com o curso de escolha. É justamente nesse exame que os vestibulandos escolhem a carreira.

Durante a pandemia do coronavírus, a UERJ adotou um modelo de vestibular específico, mas, no início deste ano, a instituição avisou que voltaria ao programa tradicional de vestibular, citado acima.

Confira mais informações e orientações neste edital