UERJ abre inscrições para Exame Discursivo do Vestibular 2020 neste sábado (21)

Inscrições devem ser realizadas pelos candidatos classificados nos Exames de Qualificação. Oferta é de 5,7 mil vagas.
Em 21/09/2019 10h30 Por Giullya Franco

Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
Crédito da Imagem: Diretoria de Comunicação da UERJ
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) abre neste sábado, 21 de setembro, as inscrições para o Exame Discurso (ED) do Vestibular 2020. Prazo termina no dia 14 de outubro.

Inscreva-se no ED da UERJ

A taxa de inscrição é de R$ 100. Os candidatos que tiveram o benefício da isenção em um dos Exames de Qualificação (EQ) também têm direito ao benefício nesta etapa.

O Exame Discursivo da UERJ é voltado para os candidatos que fizeram um dos dois Exames de Qualificação aplicados neste ano e que acertaram no mínimo 40% da prova.

Exame Discursivo

A UERJ vai aplicar as provas no dia 1º de dezembro e os candidatos poderão ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, com os locais de prova, entre 28 a 30 de outubro. 

O Exame Discursivo será composto de três provas discursivas: uma prova de redação para todos os cursos e duas provas de disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido.

Para responder a prova a UERJ informou que é obrigatória a leitura do romance ‘Antes de nascer o mundo’, de Mia Couto.

O resultado final para o candidato à UERJ será obtido pelo somatório do resultado do Exame Discursivo e da pontuação recebida nos Exames de Qualificação (EQs), realizados anteriormente (A UERJ aplicou o 1º EQ no dia 9 de junho e o 2º EQ foi realizado em 15 de setembro), totalizando o máximo de 100 pontos.

Veja o resultado do 1º EQ
Veja o resultado do 2º EQ

Veja como funciona a pontuação dos EQs:

  • Conceito A - 20 pontos
  • Conceito B - 15 pontos
  • Conceito C - 10 pontos
  • Conceito D - 5 pontos

Já o ED vale 80 pontos, que correspondem a soma da pontuação obtida nas três provas. O candidato que zerar qualquer uma das três provas do ED será eliminado.

Vagas

A oferta da UERJ é de 5.731 vagas para o ingresso no primeiro e segundo semestre de 2020. Entre as oportunidades oferecidas 45% são reservadas para o sistema de cotas, sendo distribuídas da seguinte forma:

- 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;
- 20% para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino;
- 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

A seletiva também oferece outras 50 vagas para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II (CBMERJ).

Resultado

De acordo com o cronograma do processo seletivo, o resultado será informado no dia 23 de janeiro de 2020. As matrículas serão realizadas entre os dias 28 e 30 de janeiro com as datas definidas por ordem alfabética. Uma nova chamada deve ser realizada no dia 8 de fevereiro.

Para mais informações acesse o Site da UERJ ou consulte o Manual do Candidato.